Navegar

20/08/2020

Programa financia com R$ 550 mil projetos de ciência de dados

O Grand Challenges Explorations (GCE) – Brasil está com chamada aberta para projetos brasileiros de ciência de dados que busquem melhorar a saúde materno-infantil, a saúde da mulher e da criança. Serão financiadas em até R$ 550 mil propostas inovadoras que usem análises de bancos de dados e machine learning para entender os principais fatores que impactam a saúde materno-infantil no país e propor soluções para elas. A chamada é do Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e, em colaboração com a Fundação Bill & Melinda Gates e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap)

As inscrições vão até 28 de setembro e os projetos devem ser encaminhados, em português e  inglês, ao CNPq pelo formulário de propostas online disponível na Plataforma Carlos Chagas. Projetos que considerem os impactos da pandemia da COVID-19 na saúde materno-infantil são incentivados. Os proponentes devem ter vínculo formal com a instituição de pesquisa brasileira, que precisa estar cadastrada no Diretório de Instituições do CNPq. Em caso de dúvida sobre as inscrições, consultar a página do CNPq.

Leia mais: Na Folha, o bacalhau e o segredo da existência da América
Com edição virtual, Escola de Probabilidade começa no dia 31
Plataforma Exatas cria interação entre estudantes e conteúdo

Os pesquisadores poderão consultar bancos de dados vinculados ao DATASUS/MS, à Plataforma de Ciência de Dados Aplicada à Saúde (PCDaS/FIOCRUZ) e ao Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde, o CIDACS/FIOCRUZ. Mais informações sobre os dados disponíveis nas três plataformas podem ser acessados neste link

Em 2018, a primeira chamada do CGE em ciência de dados financiou 14 projetos na área da saúde materno-infantil. Os trabalhos usaram cruzamentos e visualização de dados, machine learning e inteligência artificial para gerar informações que permitissem a avaliação das políticas existentes e a criação de novos programas na área da saúde de mulheres e crianças. O projeto da doutora em ciências da saúde Muriel Gubert (Universidade de Brasília), um dos selecionados, criou o Índice Município Amigo da Primeira Infância, o IMAPI, que avalia ambientes favoráveis para o desempenho na primeira infância em municípios brasileiros. 

SOBRE O GRAND CHALLENGES EXPLORATIONS

Em 2007, a Fundação Gates lançou o Grand Challenges Explorations para conectar inovadores do mundo mais rapidamente. Duas vezes ao ano, o Grand Challenges Explorations aceita propostas de projetos de alto risco e alta recompensa em uma série de desafios. No Brasil, uma parceria com Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) proporciona um aporte financeiro adicional a inovadores de seus estados que tiverem suas ideias selecionadas pelo programa.

Leia também: Atriz ensina matemática para vestibulandos no Instagram
IMPA ajuda TSE a garantir segurança sanitária nas eleições