Navegar

08/05/2019

Probabilidade de ganhar na Mega-Sena é uma em 50 milhões

Reprodução do Jornal O Globo

Com o acúmulo seguido do prêmio — a Mega-Sena acumulou pela 13ª vez consecutiva —, muita gente tem expressado nas redes sociais que isso seria proposital, de tão improvável. Mas na verdade não é. A probabilidade de se ganhar na Mega-Sena é uma em 50 milhões. O concurso sorteará R$ 170 milhões na próxima quarta-feira, às 20h.

— A Mega-Sena tem muitos apostadores, principalmente quando o prêmio acumula. Mas considerando que 50 milhões de pessoas apostem em seis números, a chance de não ter ganhadores é de 37% — afirma o pesquisador do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Roberto Imbuzeiro.

Leia também: Prêmio IMPA-SBM de Jornalismo 2019 abre inscrições
Aos 98 anos, morre Maurício Peixoto, fundador do IMPA
Vida de Peixoto se confunde com a história da matemática

A chance de isso acontecer repetidas vezes vai diminuindo, por exemplo, a probabilidade de o prêmio não ter nenhum ganhador cinco vezes seguidas é de 0,7%, mas nunca será zero. Mostrando que mesmo que seja menos provável, é sempre factível.

— Fazendo uma análise estatística de todos os resultados da Mega-Sena, não há nada fora do comum — diz Roberto Imbuzeiro.

Outra questão é que quando saem números seguidos as pessoas tendem a errar mais, como agora em que os números sorteados foram 08, 15, 32, 33, 58 e 59. Isso acontece porque muitos acreditam ser menos provável, quando na verdade a probabilidade de sair um número é igual a sair qualquer outro.

— Não conheço nenhum matemático que aposte na loteria, porque a chance de perder é muito grande e ganhar é quase impossível. Só tendo muita sorte — afirma Roberto Imbuzeiro.

Veja algumas probabilidades improváveis, mas não tanto quanto ganhar na Mega-Sena:

Morrer em um incêndio: 1 em 1 mil

Morrer em acidente aéreo: 1 em 20 mil

Morrer em enchente: 1 em 30 mil

Morrer em um furacão: 1 em 60 mil

Morrer atingido por um raio: 1 em 80 mil

Morrer em um terremoto: 1 em 130

Morrer em um tsunami: 1 em 500 mil

Morrer atingido por um asteroide: 1 em 500 mil

Tirar um Royal Flush na primeira mão: 1 em 649.740

Ser canonizado: 1 em 20 milhões