Navegar

19/07/2021

Prêmio SBM seleciona melhor artigo da área de matemática

Estão abertas as inscrições para o 5º Prêmio Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), que reconhece o melhor artigo original de pesquisa em matemática publicado por jovens pesquisadores residentes no Brasil. Poderão participar trabalhos publicados entre 2018 e 2021 por pesquisadores ou docentes que tenham obtido o seu doutorado a partir de 2006. As indicações devem ser enviadas para o e-mail premiosbm@sbm.org.br até 30 de setembro e o regulamento já está disponível.

Os principais critérios de julgamento são originalidade, relevância, profundidade e potencial de impacto no desenvolvimento da respectiva área. O vencedor ganha um diploma e um prêmio de R$ 20.000, além de ser convidado a apresentar uma palestra plenária na cerimônia de premiação. O evento será realizado em 15 de dezembro de 2021, às 17h, em formato online, com transmissão no canal de YouTube da SBM.

Leia mais: Chiarini defende tese em difusão de longo alcance na terça (20)
Tainá se espelha em ídolos para trilhar caminho na matemática
No Livro Histórias Inspiradoras da OBMEP: Gabriel Marques

Nas quatro edições já realizadas, três pesquisadores do IMPA foram premiados. Em 2013, Artur Avila ganhou com “On the regularization of conservative maps”, artigo publicado na Acta Mathematica 2015 (2010); em 2017, o vencedor foi Robert Morris, autor de “Independent sets in hypergraphs”, divulgado no Journal of the American Mathematical Society, volume 28 (2015); e em 2019 a vencedora foi Luna Lomonaco, com artigo “On Quasi-Conformal (In-)Compatibility of Satellite Copies of the Mandelbrot”, publicado em Inventiones Mathematicae 210 (2017).

O artigo vencedor do Prêmio SBM 2021 será selecionado por comissão formada pelos professores Luigi Ambrosio (Scuola Normale Superiore), Stanislav Smirnov (Université de Genève), Maria J. Esteban (Université Paris-Dauphine), Nalini Joshi (University of Sydney) e Paolo Piccione (USP), presidente da SBM.

Leia também: Inscrições para o Prêmio Gutierrez 2021 estão abertas
Matemática e fotografia: a equação perfeita de Luis Florit