Navegar

17/06/2020

Prêmio Gutierrez 2020 está com inscrições abertas

O Prêmio Professor Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon 2020 está com inscrições abertas até 31 de julho. Criado em 2009 pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP), em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), o prêmio reconhece a melhor tese de doutorado em matemática defendida no Brasil no ano anterior, concedendo R$ 3 mil ao vencedor. O edital completo está disponível e as inscrições devem ser feitas pelo autor ou orientador do trabalho, através do preenchimento de um formulário. Das 11 edições do prêmio, nove foram conquistadas por trabalhos do IMPA.

A cerimônia de premiação está prevista para 10 de novembro, às 14h, no auditório Fernão Stella Rodrigues Germano, do ICMC-USP. Caso a cerimônia presencial não possa ser realizada devido às medidas de isolamento social adotadas durante a pandemia do novo coronavírus, a solenidade será realizada em um evento online.

Com o trabalho “A equação de Allen-Cahn e aspectos variacionais de hipersuperfícies mínimas”, orientado por Fernando Codá, o vencedor da última edição foi Pedro Henrique Gaspar Marques da Silva, doutor pelo IMPA formado em matemática pelo ICMC-USP. Na tese, entre outros problemas, ele estudou alguns valores da energia de estados de equilíbrio associados à equação de Allen-Cahn – surgida em modelos matemáticos da interface de diferentes materiais em ligas metálicas. 

“Além disso, descrevemos uma construção de soluções para a equação, obtivemos informações sobre a estabilidade da interface entre as fases e relacionamos esses valores da energia com o volume do domínio onde ocorrem tais transições”, detalhou Pedro Henrique à época.

Sobre Carlos Gutierrez

O Prêmio Gutierrez foi criado em homenagem ao pesquisador peruano Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon (1944-2008), que chegou ao Brasil em 1969 para estudar no IMPA, onde se tornou mestre e doutor em matemática. Na instituição na qual trabalhou até 1999, começou como professor assistente e chegou à posição de pesquisador titular.

Durante esse período, visitou importantes centros em matemática como a University of California, em Berkeley, e o California Institute of Technology. Após deixar o IMPA, Gutierrez atuou como professor titular no ICMC-USP, contribuindo com a fundação e organização do grupo de pesquisa em sistemas dinâmicos. Em sua carreira, publicou mais de 70 artigos, orientou sete alunos de doutorado e 20 de mestrado. 

Lista de vencedores das edições anteriores:

2019 – Pedro Henrique Gaspar Marques da Silva (IMPA), com a tese “A equação de Allen-Cahn e aspectos variacionais de hipersuperfícies mínimas”

2018 – Plinio Murillo (IMPA), com a tese “On arithmetic manifolds with large systole”

2017 – Felipe Ferreira Gonçalves (IMPA), com a tese “Extremal Problems, Reconstruction Formulas and Approximations of Gaussian Kernels”

2016 – Rafael Montezuma Cabral (IMPA), com a tese “Min-max theory for noncompact manifolds and three-spheres with unbounded widths”

2015 – Lucas Ambrozio (IMPA), com a tese “Constant mean curvature foliations and scalar curvature rigidity of three-manifolds”

2014 – Leonardo Tadeu Silvares (UFF), com a tese “On the essential espectrum of the Laplacian and the drifted Laplacian”

2013 – Pablo Guarino (IMPA), com a tese “Rigidity conjecture for C3 critical circle maps”

2012 – Yuri Gomes Lima (IMPA), com a tese “Dynamics of Sets of Zero Density”

2011 –  Fábio Júlio Valentim (IMPA), com a tese “Scaling limits: d-dimensional models with conductances, velocity, reservatories and random environment”

2010 – Luiz Roberto Hartmann Junior (ICMC-USP), com a tese “Torção analítica e extensões para o Teorema de Cheeger-Müller”

2009 – Luiz Gustavo Farah Dias (IMPA), com a tese “On some Boussinesq-type equations”