Navegar

17/03/2020

Prêmio Elon Lages Lima está com inscrições abertas

O Prêmio Elon Lages Lima está com inscrições abertas até 20 de maio. Interessados que tenham publicado obras nas áreas de Matemática e Aplicações entre 2016 e este ano devem se candidatar na página criada pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), que concede a gratificação junto com a Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC).

Em homenagem ao ex-diretor e pesquisador emérito do IMPA, que se dedicou à criação de uma literatura matemática em língua portuguesa, a gratificação busca promover e estimular a produção bibliográfica nacional em Matemática e Aplicações, destinada à formação e difusão de conhecimentos na área. 

Leia também: Pinheiro: Palis tem grande impacto na matemática do Brasil
IMPA suspende aulas, eventos, viagens e visitas
Inscrições para a OBMEP vão até a próxima sexta-feira (20)

Podem concorrer autores brasileiros ou que atuem profissionalmente no Brasil e tenham publicado obras na forma de monografias, textos introdutórios e, preferencialmente, livros-texto. O regulamento já está disponível.

Formada por cinco avaliadores, a comissão julgadora analisará critérios como originalidade, relevância, profundidade, clareza e qualidade de exposição da obra, assim como suas contribuições ao ensino e pesquisa na área. Vencedor da última edição do prêmio, o professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Jayme Luiz Szwarcfiter é um dos integrantes da comissão.

Após o encerramento das inscrições, haverá a análise e julgamento das obras. A SBM e a SBMAC vão publicar os resultados em seus respectivos sites até 22 de julho. A premiação será durante o XL Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, em setembro.

Leia também: IMPA celebra 80 anos de Jacob Palis com conferência especial
Como o telégrafo anunciou a comunicação moderna