Navegar

04/11/2022

Pesquisador Luiz Velho e Bruno Madeira, do IMPA, lançam livro

Bruno Madeira foi assistente de pesquisa de Luiz Velho

O pesquisador-líder do Visgraf (Laboratório de Computação Gráfica do IMPA), Luiz Velho, e o engenheiro computacional e doutor pelo IMPA, Bruno Madeira, lançaram, em novembro, o livro “Introdução aos efeitos visuais: uma abordagem computacional”. A obra foi publicada em inglês pela CRC Press, editora de livros de engenharia, ciência e matemática, e está disponível em pré-venda pelo site da editora.

A parceria entre o engenheiro computacional e o pesquisador do IMPA é antiga. Bruno concluiu o mestrado e doutorado no instituto, onde trabalhou, ao lado do pesquisador-líder do Visgraf, na inserção de personagens virtuais em vídeos capturados por câmeras em movimento. Após formado, aprimorou o software gráfico criado por Luiz Velho, permitindo a criação de imagens fotorrealistas com simulações da propagação de luz nos ambientes. 

Leia mais: ‘Há uma estrutura social para estudo’, diz Landim
Olimpíada de Matemática premia mais de 500 estudantes
Olimpíada Mirim semeia espírito da ciência em alunos no Rio

A obra lançada pela dupla combina a solução dos dois problemas estudados, permitindo a criação de um dos efeitos visuais mais relevantes para a área cinematográfica. O livro lança, pela primeira vez, uma introdução específica aos aspectos computacionais e matemáticos dos efeitos visuais.

“Normalmente, o leitor interessado nesse problema teria de recorrer a diversas referências bibliográficas nas áreas de computação gráfica e visão computacional. A ideia do livro foi fornecer uma referência bibliográfica que é introdutória, mas ao mesmo tempo explica de forma completa o problema de inserção de personagens virtuais fotorrealistas nas cenas em que a câmera se movimenta”, comentou Bruno Madeira. 

Além de todo o conteúdo textual, a publicação ainda fornece aos leitores o código-fonte para uma biblioteca, permitindo que explorem os capítulos enquanto constroem uma plataforma completa de efeitos visuais.

“A gente conseguiu trabalhar com calma neste livro e a equipe da editora é fantástica! A pessoa vai lendo o livro, baixa o software no computador dela e vai executando o que está aprendendo. O programa é nas linguagens de programação C e C + +”, afirmou Luiz Velho.

Leia também: Folha: Viana apresenta o pesquisador Persi Diaconis
Serrapilheira abre inscrições de financiamento de pesquisas