Navegar

11/01/2021

Para além dos 10 dígitos: as várias formas de se contar

Foto: Freepik

No calor do momento, quem nunca recorreu aos dedos das mãos para agilizar um cálculo? Comum entre adultos e crianças, o gesto nos faz deduzir as razões que levaram a humanidade a adotar o sistema decimal de numeração. As bases de contagem mais comuns na história são 5, 10 e 20; e equivalem respectivamente à quantidade de dedos que temos em uma mão, nas duas mãos e a soma dos dedos de nossas mãos e pés. Apesar de amplamente usado, o sistema decimal não é um consenso entre matemáticos. Nos Estados Unidos, a Dozenal Society of America defende, desde 1944, a adoção de um sistema de contagem formado por 12 dígitos.

Isto implicaria na criação de mais dois números, além dos 9 e do 0 do sistema decimal. Um dos principais argumentos do movimento é que a mudança facilitaria o aprendizado da matemática para as crianças. Isso porque o número 12 pode ser dividido por 2, 3, 4 e 6; enquanto o número 10 só é divisível por 2 e 5. Ou seja, seriam duplicadas a quantidade de tabuadas de multiplicação mais fáceis de aprender e memorizar, facilitando consideravelmente as frações.

Leia mais: Curso de Verão: ainda dá tempo de se inscrever
Luna Lomonaco recebe apoio de até R$ 1 milhão do Serrapilheira
Matemáticos merecem ser homenageados, reforça Viana

A matemática básica seria a mais beneficiada caso a sociedade viesse a adotar o sistema duodecimal. “[…] seria muito mais simples usar o dinheiro, medir qualquer coisa, calcular um terço ou um quarto de uma quantidade…”, disse o professor de física e defensor do sistema Stephen Wood à BBC.

Como o mundo moderno segue o sistema decimal, é fácil imaginar quão complexa e custosa seria a migração para um novo modelo de contagem. Mas resquícios de diferentes  bases aritméticas mostram que este tipo de mudança tem precedentes na história. O sistema sexagesimal usado pelos babilônios, por exemplo, está presente na forma como registramos o tempo até hoje: com 60 segundos em um minuto e 60 minutos em uma hora.

Quando pedimos uma dúzia de ovos no mercado, por exemplo, estamos usando o sistema duodecimal. As onças (16 equivalem a uma libra) e os quartos (quatro representam um galão) são outras unidades de medidas que não se baseiam no sistema decimal. E aí, vamos experimentar?

Fonte: BBC

Leia também: Retrospectiva 2020: 10 notícias do IMPA para relembrar
Inscrições para o PAPMEM estão abertas até 18 de janeiro