Navegar

02/12/2022

‘Ouvia histórias lendárias sobre o IMPA’, diz Adam Epstein

Após passar 30 anos ouvindo histórias sobre o IMPA, que classificou como lendárias, o pesquisador Adam Epstein, da Warwick University no Reino Unido, esteve pela primeira vez no instituto para palestrar na conferência internacional  “Complex Dynamics in the Tropics”. O evento começou na segunda-feira (28) e terminou nesta sexta-feira (02).

O pesquisador, que estuda dinâmica analítica complexa, superfícies de Riemann e teoria da distribuição de valores, afirmou que a realização do congresso no instituto foi decisiva para conhecer o IMPA neste mês.

Leia mais: Carolina Araujo é eleita membro titular da ABC
FAPERJ destaca projeto de impressão 3D
Com robô da adição, Meninas Olímpicas vencem Hackathon

“Escuto sobre o IMPA há 30 anos, por conta da minha pesquisa em Geometria e Sistemas Dinâmicos, que foi como o IMPA foi fundado. E meu orientador, Denis Sullivan, veio aqui inúmeras vezes nos anos 1970 e 1980 e teve muitas lembranças. Então, ouvia histórias lendárias sobre o IMPA, as discussões que aconteciam em praias, todas as colaborações. Muitas pessoas de áreas similares a minha acabavam vindo aqui, mas de alguma forma isso nunca tinha acontecido comigo. Visitei outros lugares, mas quando surgiu esse congresso, o fato de ser realizado no IMPA criou um incentivo maior para que eu viesse”, contou animado.

Epstein abordou nesta sexta-feira o fenômeno de implosão parabólica. Ele motivou o público a se aprofundar neste tipo de fenômeno.

“Adam é um grande nome da Dinâmica Complexa. Se ele está pensando alguma coisa, provavelmente é bem importante”, pontuou o aluno de doutorado do IMPA Miguel Ratos Laude, que acompanhou todo o congresso.

Quem também apresentou uma palestra nesta sexta-feira foi o pesquisador Inou Hiroyuki, da Universidade de Kyoto, e a pesquisadora Nuria Fagella, da Universidade de Barcelona, que falou sobre sequências holomórficas e sistemas dinâmicos não autônomos. A participação de Fagella no congresso foi muito esperada pelo aluno de doutorado Gustavo Rodrigues Ferreira, da The Open University.

“Fiquei muito feliz. Passei meu doutorado trabalhando com questões bem relacionadas a esse trabalho. Tem a dinâmica autônoma dentro do domínio, que já entendemos, e queremos saber como isso influencia a dinâmica não autônoma na fronteira do domínio, ou seja, como os dois se relacionam.”

Fagella encerrou a conferência com mensagens de “feliz aniversário” gravadas em vídeos para o pesquisador Carsten Lune Petersen, professor da Universidade de Roskilde, na Dinamarca. Ele atua nas áreas de Sistemas Dinâmicos Holomórficos, Análise Complexa e Teoria da Função Geométrica. Petersen completou 60 anos.

Leia também: Prêmio SBM seleciona melhor artigo da matemática
Na Folha, Viana fala sobre a matemática da bola da Copa