Navegar

21/09/2020

Online, IMO quer integrar competidores pelas redes

Imagem: Equipe brasileira durante cerimônia de apresentação da IMO 2020

Medalhistas brasileiros premiados em olimpíadas nacionais e internacionais encaram, até a próxima segunda-feira (28), um novo e importante desafio matemático. Bernardo Peruzzo Trevizan, de São Paulo (SP); Guilherme Zeus Dantas e Moura, de Maricá (RJ); Pablo Andrade Carvalho Barros, de Teresina (PI); Francisco Moreira Machado Neto, Gabriel Ribeiro Paiva e Pedro Gomes Cabral, de Fortaleza (CE) participam da 61ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, na sigla inglês), realizada pela primeira vez online

A competição aconteceria em São Petersburgo, na Rússia, mas precisou ser adaptada por conta da pandemia. Nesta segunda (21) e terça-feira (22), os competidores realizam as provas em centros de aplicação de cada país, previamente selecionados pelo conselho consultivo da IMO. 

Leia mais: IMPA seleciona coordenador de gestão de dados pessoais
Inspirado por Da Vinci, Velho acredita na ‘volta à Renascença’
Luna Lomonaco é a 1ª mulher a ganhar Prêmio UMALCA

Para amenizar a ausência dos encontros presenciais entre estudantes e matemáticos, uma série de atividades virtuais busca integrar os participantes da olimpíada pelas redes sociais. Nos próximos dias, as equipes vão receber tarefas divertidas, relacionadas ou não à matemática, para serem realizadas. Fotos e vídeos com o resultado devem ser enviados por mensagem direta ao Instagram da IMO. Com mais de 100 países participantes, a página vai reunir ainda registros da diversidade cultural sob a perspectiva dos mais de 600 competidores, que serão convidados a compartilhar fotos de pontos turísticos de onde vivem e de sanduíches típicos. 

Ainda pelo Instagram, seguidores do perfil poderão acompanhar passeios turísticos por rios e canais de São Petersburgo e por jardins do Palácio Peterhof. A programação completa está disponível na página da olimpíada. No último domingo (20), uma cerimônia transmitida pelo canal da IMO no YouTube deu as boas vindas às equipes e contou com o pronunciamento do  Ministro da Educação da Rússia. 

O time que representa o Brasil na competição é formado por medalhistas da 41ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), liderados pelos professores Carlos Gustavo T. de A. Moreira, o Gugu, do IMPA, e Matheus Secco, ambos do Rio de Janeiro (RJ). Para participar da Olimpíada Internacional de Matemática, os estudantes passaram por três testes seletivos e um intenso treinamento. 

“Vai ser uma semana de muito trabalho, para os líderes e os alunos. A Rússia, que está organizando a IMO deste ano (ainda que remotamente) tem imensa tradição olímpica, e a prova deve ser bem difícil. Ainda assim, a equipe brasileira é experiente, e passou por um processo de seleção muito disputado. Esperamos que tenha bom desempenho na competição”, comenta Gugu.

Os vencedores serão anunciados em 28 de setembro pelo YouTube, a partir das 7h (horário de Brasília). Realizada desde 1959, a IMO é destinada a estudantes do Ensino Médio com idades entre 14 e 19 anos e que não tenham ingressado na universidade. Cada time é composto por uma equipe de até seis estudantes. O Brasil é o país latino-americano com maior número de medalhas na competição, totalizando em 136 até agora. No ano passado, a equipe brasileira conquistou seis medalhas, sendo duas de prata e quatro de bronze.

Leia também: Matemático Martin Hairer recebe ‘Oscar da Ciência’
Com crianças, Karl Weierstrass criou a análise matemática