Navegar

29/09/2022

Oficinas, brincadeiras, Aramat e Robozão animam visitantes

Show “Matemágico”, bicicletas com rodas quadradas, xadrez gigante e oficinas de origamis e de aviões de papel são algumas das atrações que agitaram a segunda edição do Festival Nacional da Matemática, nesta quinta-feira (29), com a presença de alunos das escolas públicas e privadas do Rio de Janeiro. Ao todo, 179 colégios marcam presença no Festival. O evento abre para o público geral nesta sexta (30) e no sábado (1°).

Fizeram sucesso também a mascote Aramat, que distribuiu beijos e abraços nos corredores repletos de atividades, e o Robozão, personagem de sucesso no TikTok, que desfilaram juntos e posaram para fotos com as crianças. 

Leia Mais: Prêmio IMPA encerra inscrições dia 4 de outubro
Festival: matemágica ensina e diverte público
Com palestras variadas, evento empolga estudantes

Júlia Rosa, 8, aluna da rede pública, já está se preparando para a próxima Olimpíada Carioca de Matemática (OCM), parceria do IMPA com a Prefeitura do Rio, pensada nos moldes da OBMEP. “Nunca tinha visto bicicleta com roda quadrada! Nem sabia que dava para andar numa. Estou superanimada, descobrindo muitas coisas novas aqui”, disse ela, feliz em participar das oficinas.

Uma turma do 7º Ano da Escola Municipal João Barbalho, de Ramos (zona Norte do Rio), foi ao evento com os professores de Matemática Julio Reuther e Cláudio Henrique Sales, e fez questão de tirar fotos (acima) com o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana. Artur Queiroz, Ana Luiza de Jesus, Julia Dias e João Pedro Santos estavam empolgados com a festa. “Eles estão encantados”, disse Julio. O colégio recebeu 111 medalhas na Olimpíada Carioca de Matemática.

“Tivemos essa ótima surpresa, porque os alunos enfrentam muitas dificuldades, além da pandemia. É uma garotada que dá prazer de trabalhar, muito dedicada”, disse Julio, que promoveu torneios de xadrez na escola. Um dos medalhistas de ouro foi Andrei Faria da Silva, do 8º ano, que pretende fazer faculdade de Informática.

Aluno da Escola Municipal Cívico-Militar Carioca, Iago do Nascimento, 14 anos, contou que já recebeu duas menções honrosas em duas edições da OBMEP e espera ganhar uma medalha este ano. Ele foi um dos alunos a acertar um desafio matemático proposto pelo diretor-adjunto do IMPA, Claudio Landim, em sua palestra de abertura. “Faz pensarmos a matemática de forma divertida e isso nos incentiva a gostar ainda mais”, disse o adolescente, que pretende seguir carreira na área de exatas.

Na área de 400 m² da Firjan/Sesi, a garotada fez fila o dia todo para andar na bicicleta de roda quadrada, montar legos e jogar xadrez com peças gigantes, entre muitas atrações. 

Outras oficinas sucesso de público foram “Aprendendo estatística utilizando Minecraft”; “Matgami: descobrindo a matemática através das técnicas de origami”; “Desbravando a matemática em jogos de tabuleiro”; “Oficina cognição e lógica”, entre outras.