Navegar

11/11/2020

Na Folha, a era de ouro da cultura islâmica na Europa

Representação de Tárique, que em 711 comandou a conquista da Península Ibérica/ Wikimedia commons

Reprodução da coluna de Marcelo Viana, na Folha de S.Paulo

Na virada do ano 1000, a península Ibérica era a região mais vibrante e avançada da Europa, entreposto do longínquo Oriente na ponta mais ocidental do continente.

Quase três séculos antes, em 711, Tárique, governador muçulmano da atual Tunísia, desembarcou na costa sul com um pequeno exército árabe e berbere. A monarquia visigótica cai: o rei Rodrigo morre na batalha de Guadalete e, em cinco anos, os invasores ocupam a península. A antiga Hispânia dos romanos torna-se al-Andalus, província do império governado pelos sucessores do profeta Maomé, os califas Omíadas de Damasco.

Leia mais: Na Grécia antiga, matemática era um ‘presente dos deuses’
Ao Valor, Viana fala sobre mercado para matemáticos
3º lugar no Prêmio IMPA-SBM fala da evolução matemática

A reação cristã não se faz esperar. Em 722, o chefe Pelágio venceu um contingente muçulmano na batalha de Covadonga, que será tomada como início da Reconquista e ato fundador do reino cristão das Astúrias. Dele vão nascer Galiza, Leão e, mais tarde, Castela e Portugal. No nordeste da península, Aragão, Navarra e Barcelona estão também sob a influência do reino dos francos.

Em 750, um golpe de estado substitui os Omíadas pelos Abássidas, que transferem a sede do califado para Bagdá. Todos os membros da família Omíada são mortos, menos um: o príncipe Abd al-Rahmán cruza os 5.000 km entre a Síria e o Marrocos, e em 756 chega a al-Andalus, que transforma num emirado independente do califado Abássida.

Em 929, seu descendente Abd al-Rahmán 3º se autoproclama califa, em igualdade com o governante de Bagdá. Sua capital, Córdova, é a cidade mais próspera da Europa, rivalizando com Constantinopla e Bagdá pelo brilho de sua ciência, cultura e arte. Data do seu reino a construção da mesquita (hoje catedral) de Córdova, fusão das culturas islâmica e cristã.

Ao final desse século, al-Andalus ocupa mais de dois terços da Península, e o califa tem a proeminência entre os monarcas da região, sendo chamado a arbitrar disputas entre os reinos cristãos. Mas as disputas políticas e a inépcia de alguns califas vão precipitar a queda do regime, que deixa oficialmente de existir em 1031. Al-Andalus entra no período dos reinos de taifas, pequenos domínios que guerreiam mutuamente entre si e contra os reinos cristãos a norte.

Para ler o texto na íntegra acesse o site do jornal

Leia também: Redes de mulheres matemáticas são destaque em webinar
Tese de Andrés Chirre, do IMPA, vence Prêmio Gutierrez 2020