Navegar

15/06/2021

Morre o pernambucano Wolmer Vasconcelos, aos 84 anos

Crédito: Jürgen Herzog

Morreu, nesta segunda-feira (14), o pernambucano Wolmer Vasconcelos, aos 84 anos. Professor da Universidade Rutgers e membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), ele ficou conhecido por seu trabalho em álgebra comutativa, geometria algébrica, álgebra computacional e aplicações variadas.  Se dedicou também ao desenvolvimento de métodos e algoritmos para sistemas de computação simbólica.

“Wolmer teve um papel importante no avanço da álgebra no nosso país. Mesmo no exterior, ele continuou colaborando com os colegas no Brasil, e orientando estudantes brasileiros com muita qualidade”, comentou Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA.

Leia mais: Valor repercute live sobre olimpíadas com Landim e Gugu
Landim: ‘Não basta identificar jovens talentos, mas formá-los’
PAPMEM está com inscrições abertas até 18 de julho

Formado em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Vasconcelos teve uma curta passagem pelo IMPA em 1961. Depois, seguiu para o doutorado na Universidade de Chicago, onde foi orientado por  Irving Kaplansky. Após um pós-doutorado na Universidade de Cornell, se tornou professor da Universidade Rutgers, onde construiu sua carreira profissional.

“Sua tese de doutorado foi uma prova alternativa e mais simples do célebre teorema de Serre sobre a caracterização homológica de anéis locais regulares. Iniciou sua carreira na U. Cornell, depois como professor titular na Univ. de Rutgers. Como frequente visitante no país, colaborou longamente com pesquisadores brasileiros. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Esta perde, desta maneira, um de seus membros mais aclamados e queridos”, disse o professor Aron Simis, da UFPE, amigo e colaborador de Vasconcelos.

Em sua vida acadêmica, o pesquisador escreveu mais de 120 publicações, além de ter sido editor da Communications in Algebra por 15 anos e da Proceedings of the American Mathematical Society por 10 anos.

Fonte: Academia Brasileira de Ciências (ABC)

Leia também: Letícia Mattos defende tese sobre combinatória
Expansão do IMPA é tema de artigo de Landim no Globo