Navegar

30/06/2021

Morre Heleno Bolfarine, professor do IME-USP

Heleno Bolfarine/ Reprodução: International Statistical Institute

Morreu neste sábado (26), aos 71 anos, o professor Heleno Bolfarine, do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP). Bolfarine era um dos dos dois pesquisadores da estatística nacional na categoria 1A do CNPq, e deu importantes contribuições para o desenvolvimento da área no Brasil e na América Latina. Ao longo da sua trajetória, ele orientou 44 alunos de doutorado pela USP, que hoje atuam no Brasil, Chile, Estados Unidos, Peru, Argentina e Colômbia e fazem parte de pelo menos 26 diferentes departamentos de estatística nas principais universidades sul-americanas.

“O Heleno e eu fomos colegas no Comitê Assessor de Matemática e Estatística do CNPq, foi um prazer trabalhar com ele. A estatística brasileira acaba de ficar mais pobre, com a partida de uma de suas principais lideranças”, lamentou Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA.

Leia mais: IMPA abre seleção para programadores em JAVA e PHP
Villani e Hairer estão entre os plenaristas do 33º CBM
Marcelo Viana na Folha: os mistérios da tabela periódica

Graduado pela Unesp, o pesquisador se tornou mestre em estatística pela USP e doutor pela Universidade da Califórnia, em Berkeley, nos Estados Unidos. Foi também presidente da Associação Brasileira de Estatística  entre 1996 e 1998, além de editor-chefe do “Brazilian Journal of Probability and Statistics” e editor associado do “Journal of Statistical Planning and Inference”. Membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, Bolfarine conquistou o Prêmio Jabuti 2006 na categoria de ciências exatas com o livro “Elementos de Amostragem”, publicado pela editora Edgard Blucher. Também venceu o  prêmio ABE 2012, concedido pela Associação Brasileira de Estatística.

Em 2021, o pesquisador foi agraciado com o Prêmio Internacional Mahalanobis, um dos mais tradicionais em estatística, por suas contribuições de pesquisa e liderança acadêmica e a capacitação que desempenhou por meio do ensino e orientação de diferentes gerações de estatísticos na América Latina. Ele se tornou um dos três brasileiros a conquistar a distinção. Bolfarine será homenageado de forma póstuma pelo prêmio durante o 63º Congresso Mundial de Estatística do International Statistical Institute (ISI), em julho deste ano.

Leia também: Pedro Borges aplica a ‘mágica’ da matemática à alta tecnologia
Simpósio virtual sobre sistema político começa na semana que vem