Navegar

12/07/2021

Colóquio disponibiliza minicursos no canal do YouTube

Foto: Freepik

Reunindo os maiores expoentes da matemática do mundo e trazendo ao público temas modernos e atuais da disciplina, o Colóquio Brasileiro de Matemática (CBM) é uma ótima oportunidade para desvendar a área. O formato virtual, escolhido para a edição deste ano em razão da pandemia, possibilita que ainda mais pessoas tenham acesso a seu conteúdo. A cerca de três semanas da abertura do evento, que acontece entre 2 e 6 de agosto, os cursos introdutórios e avançados já estão disponíveis no canal de YouTube do CBM. Confira!

Análise de Fourier, modelos epidemiológicos, geometria Lipschitz, invariantes Ponceletianas, ciência de dados, sistemas estocásticos, geometria de Thurston e teoria de Hodge são alguns dos temas abordados nas aulas. A programação do Colóquio conta ainda com três palestras de divulgação, seis palestras plenárias, espaço olímpico e sessões temáticas

Leia mais: O Globo destaca estudo do IMPA sobre sistemas políticos
Hubert Lacoin participa de simpósio da ABC na terça (13)
‘Não apague’: a relação de matemáticos com o quadro-negro

A maior parte das atividades será transmitida gratuitamente no YouTube do Colóquio. Apenas a participação nas sessões temáticas e nas monitorias dos minicursos exigem pagamento de uma taxa de inscrição de R$ 20 para alunos e R$ 40 para professores, que deve ser feito no site do evento. Os participantes inscritos também terão direito a certificado de presença e acesso aos e-books dos livros que acompanham os cursos do CBM.

Abertas a todos os públicos, as palestras plenárias serão apresentadas por Cédric Villani (Universidade de Lyon) e Martin Hairer (Imperial College de Londres), vencedores da Medalha Fields; Shafi Goldwasser (MIT & Simons Institute for the Theory of Computing), vencedora do Prêmio Turing; Jordan Ellenberg, divulgador científico e professor da Universidade do Wisconsin-Madison; Adam Kucharski, pesquisador da London School of Hygiene & Tropical Medicine; e Corinna Ulcigrai, pesquisadora da Universidade de Zurique.

Inscreva-se já no canal do Colóquio no YouTube para acompanhar as transmissões e se aventurar nos minicursos!

Leia também: Viana na Folha: por que a tabela periódica é assim?
IMPA seleciona profissional para vaga de analista administrativo