Navegar

05/08/2024

Meninas Olímpicas do IMPA visitam o PlanetáRio

As Meninas Olímpicas do IMPA (MOI) realizaram uma visita guiada ao PlanetáRio (Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro) na última sexta-feira (2), acompanhadas do diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana. “Passamos uma tarde incrível no Planetário. Para as Meninas Olímpicas foi uma oportunidade incrível para aprender sobre astronomia e conhecer a trajetória de vida da astrônoma Patrícia Spinelli”, garantiu o diretor. 

Cerca de 125 alunas, docentes, licenciandas e graduandas que participam do MOI estiveram no passeio. A programação contou com experiências interativas, mesas-redondas sobre a história do espaço e do sistema solar, além de uma palestra com a astrônoma brasileira Patrícia Figueiró Spinelli. Ela compartilhou com as meninas sua trajetória na ciência e os desafios encontrados. 

Um dos momentos mais aguardados do dia foi a experiência imersiva de observação do céu, constelações e galáxias na cúpula Carl Sagan, a maior da América Latina. 

Para Letícia Rangel, coordenadora do MOI, a visita ao PlanetáRio foi um estímulo  à ciência e à pesquisa na vida das estudantes: “É uma forma de despertar o interesse, a curiosidade das meninas. Sabemos o quanto é importante atraí-las para a área de exatas e fazer com que se sintam confiantes. Certamente, uma experiência enriquecedora. Acho que elas perceberam que meninas podem e devem alcançar o que quiserem. Nem o céu é o limite para essas meninas.”  

Leia mais: Aluno do IMPA Tech foi aprovado em 8 universidades em 4 estados
Divulgada lista de classificados para 2ª fase da 19ª OBMEP
‘Matemática pode ser motor de futuro mais próspero’, diz Viana

 

Criado pelo IMPA em 2018, o MOI visa estimular a participação feminina em áreas como matemática, engenharia e computação. A visita ao PlanetáRio marcou a entrada da Firjan como parceira do projeto. 

A instituição chega somando com a participação de mais duas escolas no projeto, Sesi Firjan Jacarepaguá e Sesi Firjan Duque de Caxias. Com isso, neste ano o MOI chega a marca de cerca de 100 alunas de 12 escolas do Rio de Janeiro. 

“Além de o projeto estar acontecendo pela primeira vez nas nossas escolas, a gente também está conseguindo participar dos eventos e apoiar a logística para todos os participantes. Eu posso falar que as meninas estão encantadas em participar desse projeto porque é uma oportunidade bem diferente para favorecer o time feminino e está sendo encantador para elas. Essa representatividade também é muito significativa para a gente”, afirmou Isabela Alcântara, analista de Educação Matemática de Conteúdo de Educação Básica na Firjan. 

Quem concorda são as estudantes do Sesi Firjan Jacarepaguá Ana Maria, Yasmin Cordeiro, Gabriele Vicente e Aline Marques. A visita ao PlanetáRio foi o primeiro evento que as estudantes participaram pelo MOI, além da cerimônia de boas-vindas realizada no IMPA no início deste ano. “Foi uma experiência completamente diferente quando a gente foi ao IMPA. Foi genial ver as palestras, entender o que era o projeto e a importância de participarmos dele”, contou Ana Maria. 

Para elas, integrar o projeto “é importante para aprender com as mulheres da matemática e entender não só isso, mas além da matemática, também a cultura”. “Está sendo uma oportunidade única que a gente está vivendo”, garantiu Yasmin Cordeiro. 

Além disso, as meninas enfatizam que o MOI é também uma oportunidade para trocas acadêmicas e aprendizado. “O bom é que aprendemos muito com as meninas que são mais velhas e até avanços em conteúdos do ensino regular. A gente se ajuda muito”. 

Leia também: Na Folha, Viana relaciona matemática e natação olímpica
Workshop sobre aprendizagem em redes vai até sexta-feira (2)