Navegar

13/08/2021

Medalhista da OBMEP ganha bolsa para estudar nos EUA

Crédito: Arquivo Pessoal

Cinco vezes premiada na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), a estudante do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, Camille Simões de Castro conquistou uma bolsa de 90% para cursar o 2º ano do Ensino Médio nos Estados Unidos. A adolescente de 17 anos iniciou os estudos na La Lumiere School, em Indiana, esta semana. 

Camille participou da primeira edição da OBMEP em 2016, quando conquistou a medalha de bronze. “No primeiro ano do Ensino Fundamental, comecei a participar das competições matemáticas da escola e, no terceiro ano, ganhei minha primeira medalha. Meu interesse pela matemática sempre existiu, gostava de ser desafiada através das olimpíadas e acredito que há matemática em tudo”, detalha a estudante. Ao ingressar no Colégio Pedro II, no sexto ano, ela conheceu a OBMEP e foi premiada pela primeira vez.

Leia mais: Prefeitura do Rio e IMPA lançam Olimpíada Carioca de Matemática
Tv Globo relaciona Olimpíada de Tóquio com ‘atletas’ da OBMEP
Curso do IMPA trata do conceito de informação em probabilidade 

Nos anos seguintes, foram duas medalhas de prata, outra de bronze e uma menção honrosa. Com o resultado, ela foi aprovada para o Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC), que tem o objetivo de propiciar aos medalhistas o contato com questões no ramo da matemática e ampliar o conhecimento científico dos alunos para uma futura carreira profissional e acadêmica. “Participar das olimpíadas me desafiou e me motivou a utilizar os conhecimentos e a criatividade para me envolver com a matemática fora da sala de aula. E foi também através da OBMEP que ingressei no PIC, programa que me ensinou muito e me permitiu conhecer outros jovens que também são apaixonados pela matemática”, conta Camille.

Com todo conhecimento adquirido na escola e nas competições, a jovem se candidatou para diversos colégios nos Estados Unidos. “Em meio à pandemia, descobri as ‘boarding schools’, que são internatos que selecionam seus alunos através de um processo que avalia notas, atividades extracurriculares, entrevistas e redações. Fui aceita em algumas escolas, mas La Lumiere School me proporcionou quase 90% de bolsa, tornando meu sonho possível.” A expectativa é que Camille consiga manter a bolsa no próximo ano letivo para concluir nos EUA o High School, o equivalente ao nosso Ensino Médio.

Os pais de Camille, Carla Simões e Carlos Castro, falam com orgulho das conquistas da filha, que sempre foi incentivada a ir além nos estudos. “Somos pais comprometidos com a educação dela, sempre incentivamos a Camille a participar de atividades extracurriculares, vendo isso como um bônus, para que ela tenha a possibilidade de viver novas experiências. Ela é nosso orgulho, todas as suas conquistas foram pelo seu próprio mérito, esforço e dedicação. E sem dúvida a participação na OBMEP e no PIC fez toda a diferença na vida acadêmica da Camille”, revela Carla. 

Depois das aulas nos Estados Unidos, a estudante pensa em cursar faculdade na área de computação e engenharia de software. “Pretendo aplicar para faculdades no Brasil e no exterior. Quando penso sobre o futuro penso em crescimento. Quero evoluir e me tornar uma melhor versão de mim mesma”.

Leia também: Em palestra, Villani fala sobre convergência para o equilíbrio
No blog Ciência & Matemática: António Aniceto Monteiro