Navegar

13/05/2020

Marilda Sotomayor é eleita para Academia Americana de Ciências

Professora Marilda Sotomayor. Foto: Cecília Bastos/USP

A professora Marilda Antonia de Oliveira Sotomayor, mestre pelo IMPA, foi eleita membro da American Academy of Arts and Sciences (AAAS). Selecionada na categoria de ciências sociais, na área de economia, Marilda integra o grupo de 37 intelectuais de 22 países escolhidos como membros honorários internacionais da AAAS. Ao todo, a academia americana aceitou 276 novos membros para a turma de 2020, entre artistas, acadêmicos, cientistas e líderes dos setores público, privado e sem fins lucrativos.

“Ficamos satisfeitos e entusiasmados com a sua eleição para a Academia. Essa honra mostra a alta consideração que especialistas de seu campo e membros em todo o país têm por você”, informou a AAAS, na carta de anúncio da eleição de Marilda.

Leia também: Lives e webinar da Semana da Matemática estão no YouTube
Em webinar, Tiago Pereira defende quarentena descentralizada
Na Folha, Marcelo Viana explica de que é feito o mundo

Formada em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Marilda fez mestrado no IMPA e doutorado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), juntamente com o IMPA. Ela é uma das principais representantes do Brasil na teoria dos mercados de matching, uma sub-área da teoria dos jogos, ramo da matemática que tem aplicações na economia.

A professora começou a se interessar pela área em 1983, na Universidade da Califórnia, em Berkeley, onde escreveu vários trabalhos em mercados de matching  junto com David Gale, famoso economista matemático. O livro “Two-sided matching”, que escreveu com Alvin Roth, Nobel em Economia de 2012, recebeu o Lanchester Prize, oferecido pela Operation Research Society of America. Tornou-se uma das principais especialistas em teoria dos matchings no mundo. 

A American Academy of Arts and Sciences 

Fundada em 1780 por John Adams, John Hancock, James Bowdoin, entre outras importantes personalidades americanas, a AAAS busca reconhecer a excelência de líderes de vários campos do saber e suas contribuições ao conhecimento e aos ideais ligados à nova república americana. Atualmente presidida por David William Oxtoby, ela com mais de 13,500 membros eleitos desde sua criação. Aloisio Araujo, pesquisador do IMPA, é outro brasileiro que é membro honorário da AAAS.

Leia também: A matemática nos jogos: cinco dicas para se divertir
Isolamento pode salvar um brasileiro a cada 4 minutos