Marcelo Viana lança livro ‘Histórias da Matemática’
O diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, lançou neste fim de semana em São Paulo o livro “Histórias da Matemática: da contagem nos dedos à inteligência artificial”, uma antologia de textos publicados em sua coluna na Folha de S.Paulo. O lançamento no domingo (30) ocorreu durante A Feira do Livro, no Pacaembu, e contou com a mesa redonda “Matemática para quem é de humanas”, onde Viana defendeu a importância da proximidade entre as ciências humanas e exatas.
“Participar na feira do livro de São Paulo foi uma experiência muito interessante e prazerosa, em parte por me facultar o acesso a um público mais amplo, fora do meio acadêmico, mas nem por isso menos sensível aos temas que discuto nas Histórias da Matemática”, afirmou o diretor-geral do IMPA.
Leia mais: ‘Uma chance de provar que sou capaz’, diz doutorando do IMPA
Pesquisador do IMPA vai ser apoiado pelo Serrapilheira
Aluna do IMPA Tech tem 46 medalhas em olimpíadas
Como destaca o título, o livro de Viana aborda conceitos matemáticos desde a Antiguidade até a era da IA, “partindo de Pitágoras, passando por Newton, Fibonacci e chegando às questões contemporâneas como a bola de futebol da Copa do Mundo, o funcionamento da brincadeira de amigo secreto e os tradutores turbinados pela inteligência artificial”, destaca a editora Tinta da China.
O lançamento da obra foi destaque na Folha de S.Paulo na última quinta-feira (27). O jornal citou algumas das histórias contadas por Viana, como a do papa Silvestre 2º, líder da igreja católica entre os anos de 999 e 1003. Silvestre tentou popularizar o sistema de números decimais em substituição aos números romanos e também tentou introduzir instrumentos como o ábaco e o astrolábio, mas acabou acusado de satanismo em decorrência de suas ideias avançadas para a época. A tumba do papa chegou a ser aberta para garantir que não se tratava de um demônio.
Também não ficou de fora do livro o dilema se a matemática foi descoberta ou inventada – o que você acha? Nem o problema matemático que desafiou matemáticos desde o século XVII: como encaixotar laranjas de modo a aproveitar o espaço da melhor forma possível? Foi somente em 2017 que cientistas provaram ser impossível aproveitamento superior a 74% do volume da caixa.
No livro, Viana mostra ainda que muitos conceitos matemáticos vieram de civilizações chinesas e indianas e chegaram à Europa por meio de traduções árabes. O diretor-geral do IMPA também incluiu na obra desafios para os leitores, prática já adotada em coluna na Folha, porém sem gabarito.
Leia também: Folha: ‘Gödel e o nascimento das ditaduras’
‘Muito comovente’, diz Cukierman sobre homenagem