Navegar

02/04/2019

Marcelo Viana faz palestra no Maths Day for Development

O diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, proferiu palestra no Maths Day for Development, que reuniu cientistas de todo o mundo na sede da Unesco, em Paris. O emprego de aspectos da Matemática como ferramenta para o desenvolvimento foi tema abordado no evento, que ocorreu em 15 de março.

Viana discorreu sobre a evolução da Matemática no Brasil desde a entrada do país no Grupo 1 da União Matemática Internacional (IMU), em 1954, até a recente promoção ao Grupo 5, que reúne as 11 principais nações neste domínio científico, em 2018.

Leia também: Sem descobertas ‘inúteis’ de Einstein, GPS não existiria
Jornal da Ciência destaca participação feminina na OBMEP 
Professor de Matemática ganha Global Teacher Prize

Além de apresentar a trajetória do crescimento científico no país, o pesquisador abordou as ações que vêm sendo desenvolvidas em direção à equidade de gênero na área. 

Após a palestra, o diretor-geral do IMPA participou da mesa redonda que debateu a importância da Matemática no Ensino Básico e Superior nos países em desenvolvimento, com os pesquisadores Jean-Pierre Bourguignon, Angelina Bijura, Barry Green e Thi Ha Duong Phan.

“Foi muito gratificante participar e ver o caso do Brasil em posição de tanto destaque na programação de um evento deste nível, cujo objetivo foi conscientizar o grande público da importância da Matemática para a problemática do desenvolvimento”, disse Viana. 

O evento foi organizado pelo Centre International de Mathématiques Pures et Appliquées (CIMPA), pelo French National Centre for Scientific Research (CNRS) e pela French National Commission for Unesco (CNFU), com o patrocínio da Academia Francesa de Ciências.

Leia também: Marcelo Viana vence Prêmio CBMM de Ciência
Medalhistas da OBMEP são aprovados no prestigiado MIT