Navegar

15/08/2024

Viana debate tecnologia e inovação no Rio Innovation

O IMPA marcou presença no maior evento de tecnologia e inovação da América Latina, o Rio Innovation Week. Nesta quarta-feira (14), o diretor-geral do instituto, Marcelo Viana, participou da mesa redonda “Como transformar a produção acadêmica em negócios na cidade do Rio”, no stand “G20 – Rio Xperience”. Viana falou sobre a criação do IMPA Tech, o primeiro curso de graduação do IMPA, que possui uma grade curricular inédita no país.

Leia mais: IMPA celebra dez anos da medalha Fields de Artur Avila
Cabo Frio (RJ) recebe Escola de Geometria Algébrica
Folha: ‘Al-Khwarizmi e a descoberta da álgebra’

Com empresários e líderes de instituições públicas e privadas, o bate-papo informal discutiu o empreendedorismo dentro da academia e as transformações contemporâneas do mercado de trabalho. Os desafios para evitar a fuga de cérebros também foram debatidos, levantando pontos fundamentais para encorajar os jovens profissionais e manter a inovação no Brasil.

“A raiz das questões que estamos discutindo aqui começa na própria formação dos profissionais e o IMPA Tech pode contribuir com isso. Um dos gargalos que precisamos vencer é a criação de empreendedores e, dentro do projeto da graduação, queremos também propiciar aos alunos a oportunidade de adquirirem essa formação. Depois, individualmente, eles escolhem qual caminho querem seguir”, destacou Viana.

Além disso, a coordenação da graduação está criando o Núcleo de Carreiras, iniciativa voltada para apoiar o desenvolvimento profissional e a empregabilidade dos estudantes e recém-formados. O projeto fornecerá recursos, orientação e oportunidades de networking. 

“A ideia é ajudar o aluno a conhecer e se interessar pelo mercado de trabalho de forma diversificada. Muitas vezes eles chegam sem conhecer as possibilidades e oportunidades que existem, então queremos incluir esse tipo de conhecimento na formação do aluno”, acrescentou Viana.

A localização do campus do IMPA Tech também é estratégica. Sediado no Porto Maravalley, hub de inovação na região portuária do Rio de Janeiro, o espaço ainda abrigará startups de alta tecnologia, empresas e escritórios de investidores. “Queremos ser o lugar de conexão com a academia, com o empreendedorismo e com a inovação. No hub, as empresas vão fornecer atividades e oportunidades ao longo da vida acadêmica para complementar a formação do aluno, seja um estágio, programa de verão, hackathon, etc…”, afirmou Daniel Barros, CEO do Maravalley, que também participou da mesa redonda.

Barros acrescentou que o galpão receberá 25 empresas. “A primeira a ser inaugurada no Maravalley é a Eletrobrás, mas já temos outras confirmadas, como a Claro e a Shell. Ao todo, cerca de 150 pessoas vão se instalar no hub. Vamos aproximar o aluno do mercado e fornecer as ferramentas necessárias para que se tornem empreendedores e possam também criar suas próprias startups”, disse.

A mesa redonda foi mediada por Alexandre Vermeulen, presidente da Invest.Rio, agência de atração e promoção de investimentos na cidade do Rio de Janeiro. 

Além dos debates e conferências, o Rio Innovation Week promove um ambiente de oportunidades, negócios e experiências. Com o tema “Humanização em tempos de Inteligência Artificial”, a edição de 2024 acontece entre 13 e 16 de agosto, no Píer Mauá, no Centro do Rio de Janeiro. A expectativa é de que o evento movimente 2,6 bilhões em negócios e atraia um público de 150 mil pessoas, ao longo dos quatro dias.

Leia também: IMPA está com vagas para pesquisador e pós-doutores
Bolsistas do PICME têm teses premiadas pela SBMAC