Navegar

30/06/2022

Maior conferência da matemática começa na terça (5)

Cerimônia de abertura do ICM 2018, realizado no Rio de Janeiro. Foto: Bruno de Lima/R2

Os holofotes do universo da matemática já estão voltados para a maior conferência mundial da área. O Congresso Internacional de Matemáticos (ICM, na sigla em inglês) 2022 começa na próxima terça-feira (5), e será realizado em formato híbrido. O evento aconteceria presencialmente em São Petersburgo, na Rússia, mas diante da guerra com a Ucrânia, contará com poucas atividades presenciais, transferidas para Helsinque, na Finlândia. O encontro reúne expoentes da matemática como os medalhistas Fields Martin Hairer  (Imperial College de Londres) e Peter Scholze (Universidade de Bonn). 

As inscrições para participar do ICM 2022, que vai até 14 de julho, já se encerraram, mas as palestras serão disponibilizadas no canal de YouTube da União Matemática Internacional (IMU, na sigla em inglês), pouco tempo após o encerramento do encontro, segundo a organização.

Leia mais: Nachbin contribui em problema que instigou Einstein
Meninas Olímpicas do IMPA visitam Museu de Astronomia
Paradoxos lógicos são tema de coluna de Viana na Folha

Os eventos satélites do Congresso começam nesta sexta-feira (1º), com a realização do segundo Encontro Mundial de Mulheres na Matemática (WM)², organizado pelo Comitê para Mulheres na Matemática da IMU. Pesquisadora do IMPA e coordenadora da última edição do (WM)², Carolina Araujo vai abrir o evento, às 8h45 do horário de Brasília. A programação completa do (WM)² já está disponível e as inscrições devem ser feitas neste link.

Um dos destaques da programação é a entrega das medalhas Fields, distinção equivalente ao Nobel da área concedida quadrienalmente a até quatro matemáticos de destaque que tenham no máximo 40 anos. O anúncio dos laureados, um dos momentos mais aguardados da comunidade matemática, será feito na terça-feira (5), às 4h, em cerimônia na Aalto University, em Helsinque, transmitida no canal de YouTube da IMU. Até o momento, o pesquisador extraordinário do IMPA Artur Avila foi o único latino-americano a receber o prêmio.  

Além da entrega da Fields, também serão anunciados, na terça, os vencedores do Prémio Gauss, das medalhas Chern e Abacus, do Prêmio Leelavati e da Emmy Noether Lecture. No dia seguinte à cerimônia, o público poderá acompanhar, também no YouTube da IMU, as palestras científicas dos matemáticos reconhecidos pela Fields e pela Abacus. 

Realizada no Rio de Janeiro, em 2018, a última edição do ICM reuniu mais de 3 mil participantes de 114 países. Participantes dos cinco continentes experimentaram, no centro de convenções Riocentro, uma imersão matemática de nove dias. A maratona científica contou com 21 apresentações plenárias, 910 palestras, 435 short communications e 475 pôsteres. A ocasião também foi palco da entrega de medalhas de ouro aos 570 jovens ganhadores da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

Leia também: Artur Avila: Beleza da matemática ‘só se revela a quem a explora a fundo’
Campanha arrecada roupas de frio e mantimentos