Navegar

17/09/2021

Livro premiado sobre Álgebra Geométrica é tema de palestra

Crédito: Reprodução

O livro vencedor do Prêmio Elon Lages Lima de 2021, “Álgebra Geométrica e Aplicações” será o tema de uma palestra ministrada por um dos autores, Leandro Augusto Frata Fernandes, durante o Seminário de Computação Gráfica do IMPA. O pesquisador da Universidade Federal Fluminense (UFF) vai apresentar noções iniciais da álgebra as e direções para sua aplicação em pesquisas. A transmissão será ao vivo nesta quarta-feira (22), às 13h30, pelo Youtube do Visgraf (Laboratório de Computação Gráfica do IMPA). Mais informações estão na página do instituto sobre os seminários.

“A beleza e o poder da álgebra geométrica estão relacionados à sua capacidade de unificação, simplificação e generalização de vários objetos da matemática que envolvem conceitos geométricos. Por exemplo, vetores, números complexos, quatérnios, tensores e formas diferenciais podem todos ser vistos de maneira integrada. Pode servir, também, como uma linguagem única para físicos, engenheiros e cientistas da computação, facilitando a definição e a compreensão de problemas que aparecem nessas áreas”, detalhou Leandro Fernandes.

Leia mais: IMPA seleciona profissional programador em JAVA
Projeto desenvolvido pelo IMPA é destaque na Folha de S.Paulo
Na Folha, os símbolos matemáticos e seus mistérios

Lançado em 2017, o livro “Álgebra Geométrica e Aplicações” foi escrito pelo professor da UFF e também pelos matemáticos Carlile Lavor, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e Manuel Menezes de Oliveira Neto, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Além da obra, o trabalho dos pesquisadores resultou em um tutorial apresentado no SIBGRAPI 2009 (Conference on Graphics, Patterns and Images) e um curso de verão do IMPA em 2010. Agora, o material é utilizado como base para aulas de “Introdução à Álgebra Geométrica” na Pós-Graduação em Computação da UFF.

Leandro Fernandes destaca que este é um campo da álgebra pouco difundido, especialmente no Brasil. Os escritores têm trabalhado para organizar eventos nacionais a fim de ampliar o conhecimento na área. “Acredito que o Prêmio Elon Lages Lima ajudará muito neste trabalho de divulgação da álgebra geométrica em território nacional”, afirma o pesquisador.

Clique aqui para acessar o livro “Álgebra Geométrica e suas Aplicações”.

Leia também: Serrapilheira seleciona para apoio de até R$ 700 mil
‘Como preparar uma palestra?’ é tema de live do INCTMat e SBM