Navegar

12/05/2020

Lives e webinar da Semana da Matemática estão no YouTube

As quatro lives transmitidas pelo Instagram e o webinar realizados pelo IMPA durante a Semana Nacional da Matemática já estão disponíveis no canal do instituto no YouTube. Os encontros virtuais que tiveram mais de sete mil pessoas como espectadores ao longo dos cinco dias de programação especial podem ser revistos  a qualquer momento. Com temas variados, as transmissões reforçaram a importância da ciência a partir de debates com quem entende do assunto. 

Que tal começar revendo o bate-papo sobre a importância da ciência básica? A pesquisadora do IMPA Carolina Araujo e Hugo Aguilaniu, diretor-presidente do Instituto Serrapilheira, trataram do tema na primeira live, exibida em 11 de maio. “A ciência básica é o chão sobre o qual a ciência aplicada deve crescer”, destacou Aguilaniu. 

Leia também: Em webinar, Tiago Pereira defende quarentena descentralizada
Isolamento pode salvar um brasileiro a cada 4 minutos
Iamarino: Covid-19 definirá nova relação humanidade-natureza

Para explorar a relação entre matemática e o combate ao coronavírus, o diretor-geral do IMPA Marcelo Viana conversou com o biólogo e divulgador científico Atila Iamarino, na segunda live da Semana Nacional da Matemática. Os pesquisadores falaram sobre o momento único que a humanidade vive, formas de transmissão da Covid-19 e o funcionamento da imunidade das pessoas. Durante a transmissão ao vivo, a conversa alcançou mais de 5.800 pessoas. 

Se a matemática é essencial para nosso dia a dia, ela precisa estar ao alcance de todos. O projeto “Livro Aberto de Matemática”, foi o tema do debate virtual entre o professor da Universidade Federal Fluminense Humberto Bortolossi e o diretor da Escola de Matemática da Unirio. O projeto foi lançado pelo IMPA em 2018 e deve ter novidades no ano que vem, com a publicação do material didático para o Ensino Médio. 

Em uma rara aparição nas redes sociais, o coordenador-geral da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) Carlos Gustavo Tamm, o Gugu, conversou com Samuel Barbosa, professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), sobre a matemática das olimpíadas. Ter pensado em um bom número de problemas difíceis de assuntos variados, ainda que de matemática elementar, certamente ajuda a desenvolver habilidades que são úteis na pesquisa”, garantiu Gugu sobre sua herança olímpica. O pesquisador ainda lançou um desafio matemático para os futuros competidores treinarem de casa. 

O modelo descentralizado de quarentena apresentado pelo matemático Tiago Pereira, do ICMC-USP, foi um dos destaques do webinar “Matemática em tempos de crise”, que encerrou a programação da semana. O encontro mediado pela jornalista Sabine Righetti contou com explanações de Marcelo Viana e de Luciano Irineu, pesquisador do IMPA. Caso você tenha perdido as análises históricas e econômicas feitas na transmissão ao vivo, não deixe de assisti-las. 

Leia também: A matemática nos jogos: cinco dicas para se divertir
Para quem é fã do IMPA, dez curiosidades sobre o instituto