Navegar

07/02/2020

Jam session eclética ocupa auditório do IMPA nesta sexta (7)

Trompetes e tambores ressoaram nos corredores do IMPA na tarde desta sexta-feira. Um grupo de 30 pessoas composto por músicos, físicos, matemáticos e programadores ocuparam o auditório para um dos eventos mais descontraídos do instituto: a eclética jam session (sessão de improviso musical) do Verão com Música, minicurso realizado pelo Visgraf (Laboratório de Computação Gráfica do IMPA).

Apresentação aconteceu nesta sexta-feira (7)

A música acústica se combinou com a eletrônica, programada ao vivo para a apresentação. Convidados pelo doutorando do instituto José Ezequiel Soto Sánchez, o grupo Fanfarra Polizônica abriu o evento e se apresentou durante trinta minutos. Em seguida, alunos do IMPA utilizaram a plataforma Chunity, que mistura os programas Chuck, que desenvolve músicas, com o Unity, que desenvolve jogos; para processar música acústica e projetar imagens gráficas nas paredes.

Leia também: No blog Ciência & Matemática: afinal, o que é quântico?
Inscrições abertas para Escola de Ciência Avançada e 24ª EBP
Para Dan Marchesin, ideias matemáticas vêm em ‘lampejos’

“É muito bacana poder mostrar que arte e ciência andam juntas, ainda mais com música e matemática”, conta Ezequiel, que toca em blocos de rua do Rio de Janeiro. 

Pedro Arthur dos Santos, que comandou os computadores durante a segunda parte da sessão, acredita que a música tem um forte poder apelativo. “Falou em música, todo mundo quer saber. Quando estávamos ensaiando, durante esta semana, volta e meia vinha alguém no auditório conferir o que estava acontecendo.”

A programação do Verão com Música segue até 14 de fevereiro, e conta ainda com a palestra do Diretor de Pesquisa LIP6, Sorbonne Université – CNRS, Jean-Pierre Briot. Na apresentação, que acontece na próxima quarta-feira (12), o pesquisador visitante da UNIRIO vai abordar os recentes progressos e desafios na geração de música por aprendizagem profunda. As inscrições para a palestra e para a 2ª edição da jam session, que encerra o minicurso, ainda estão abertas.

Leia também: Estão abertas as inscrições para a Bolsa Instituto TIM-OBMEP
Medalhistas da OBM e do TM² participam de premiação