Navegar

05/01/2021

Inscrições para o PAPMEM acabam nesta segunda-feira (18)

Foto: Freepik

Com a necessidade do ensino remoto, a pandemia do coronavírus lançou desafios sem precedentes a professores de todo o Brasil. A necessidade de uma boa formação continuada aos docentes da educação básica se tornou ainda mais evidente. Focado em promover esta formação, o Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio (PAPMEM) fará a edição de 2021 em formato virtual, de 25 a 29 de janeiro. As inscrições estão abertas até 18 de janeiro, e devem ser feitas pelo site do IMPA

Por conta do formato virtual, não haverá polos do programa espalhados pelo país, conforme é feito tradicionalmente. Do dia 25 a 28, o YouTube do IMPA transmitirá duas aulas por dia aos participantes, sempre com início às 9h. Ao fim de cada aula, a organização vai enviar exercícios em formato de formulário online que devem ser respondidos no mesmo dia pelos alunos.

Leia mais: Retrospectiva 2020: 10 notícias do IMPA para relembrar
O silêncio de Penrose e as descobertas dos buracos negros
Na Folha, cinco desafios matemáticos para fechar o ano

Dúvidas sobre o conteúdo das aulas podem ser enviadas para a organização até as 16h da quinta-feira (28). No último dia do programa, as perguntas serão respondidas. Os participantes receberão um certificado de participação em formato digital. Gratuito, o PAPMEM aborda tópicos selecionados das três séries do Ensino Médio e alguns do Ensino Fundamental. A programação da edição de janeiro de 2021 está disponível neste link.

Criado em 1990, o programa deu origem a uma série de livros voltados para professores de Ensino Médio, publicados na Coleção do Professor de Matemática da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Com apoio do programa CAPES-FAPERJ, o PAPMEM também inspirou a publicação dos três volumes do livro “A Matemática do Ensino Médio”. Os vídeos dos módulos anteriores do programa estão disponíveis.

Leia também: Em ano de pandemia, matemática ganhou os holofotes
Vídeos destacam momentos da 23ª Semana Olímpica