Navegar

20/03/2023

Imprensa destaca esforço de alunos por ouro na OBMEP

Reprodução TV Brasil

A 18ª OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) foi destaque em diversos veículos de imprensa durante a reta final de inscrições para a competição, que encerrou o prazo na última sexta-feira (17). A TV Record e a TV Brasil produziram reportagens sobre alunos que já se preparam para a edição deste ano.

Na reportagem que foi ao ar na quinta-feira (16) na TV Brasil, o diretor-adjunto do IMPA e coordenador-geral da OBMEP, Claudio Landim, falou sobre o impacto dos resultados na comunidade escolar. 

“Percebemos que uma medalha ou uma menção honrosa estimula muito, não somente o aluno que recebe essa premiação, mas também os colegas e as escolas”, reforçou Landim.

Leia mais: Estudante premiado na OBMEP inspira pai a voltar a estudar
Exposição relembra trajetória de Maryam Mirzakhani
Hallison Paz equipara IMPA à empresa Meta

A reportagem contou ainda a história do estudante da rede estadual, Mateus Pereira, de 15 anos, único medalhista de ouro da cidade de Cipotânea, interior de Minas Gerais. A medalha foi conquistada na 17ª edição da OBMEP, realizada no ano passado. 

“Não é só sobre competir, é mais sobre você testar seu conhecimento e perceber que o estudo não precisa ser algo tão chato, ele pode ser legal, e as olimpíadas trazem isso. A matéria completa está disponível aqui!

Já a TV Record, veiculou na quarta-feira (16) a história de dois medalhistas do Rio Grande do Sul que se preparam para mais uma edição da OBMEP. A estudante do Ensino Médio, Mariana Medeiros de Oliveira já tem três pratas e sonha com a medalha de ouro. 

“Tem que estudar muito probabilidade e possibilidades; eles gostam muito destas matérias. A prova exige raciocínio lógico. Quanto mais você fortalecer o raciocínio, mais você vai conseguir acertar na prova”, contou a estudante.  

A matéria destacou ainda as datas das provas da primeira e segunda fase que vão ocorrer em 30 de maio e 7 de outubro respectivamente. 

Outro veículo a abordar histórias de medalhistas foi o portal GZH, que pertence ao grupo RBS. Em 10 de março, o site publicou uma matéria sobre o estudante Leonardo Baron Ziembowicz Alegransi, de 13 anos, que participará de mais uma OBMEP neste ano. Da rede pública de Canoas (RS), o aluno acumula uma medalha de prata e outra de bronze. Ele fez questão de falar sobre sua paixão pelos números.

“Se não vier agora, não tem problema, vou seguir tentando. Mas estou treinando muito! Eu sou apaixonado por matemática. Eu tenho facilidade e gosto de números.” Leia a matéria completa aqui.

Leia também: Artigo do IMPA é premiado em conferência internacional de IA
Émilie du Châtelet é tema de coluna de Marcelo Viana