Navegar

30/12/2024

IMPA recebeu 100 palestrantes internacionais em 2024

O “Special Holonomy and Geometric Structures on Complex Manifolds” foi realizado em março

Diversos sotaques se encontraram nos corredores do IMPA em 2024. Ao longo do ano, o instituto trouxe ao Brasil cerca de cem palestrantes internacionais, garantindo um intercâmbio de conhecimento e ideias sobre as mais variadas linhas de pesquisa da matemática. Foram 16 eventos, que reuniram mais de 730 participantes. 

Geometria Algébrica, Probabilidade, Computação Quântica, Aleatoriedade e Aprendizagem em Redes, Campos Finitos e Teoria da Codificação foram alguns dos temas discutidos nestes últimos 12 meses, que também foram marcados por propostas inovadoras, como a Escola Brasil-França de Teoria das Folheações – a primeira conferência a acontecer de forma simultânea nos dois países. O evento foi promovido juntamente com CIRM (Centre International de Rencontres Mathématiques) no momento em que o mundo discute a pegada de carbono em viagens e demais ações do homem. O encontro contou com mais de 90 inscritos.

Pelo auditório Ricardo Mañé passaram inúmeros pesquisadores de destaque ao longo do ano. O físico Bobby Acharya (King’s College London) esteve pela primeira vez no IMPA em fevereiro para o Special Holonomy and Geometric Structures on Complex Manifolds. Neste mesmo evento, também marcaram presença os pesquisadores Robert Bryant (Duke University) e Ilka Agricola, (University of Marburg). O encontro foi uma parceria do IMPA com a Simons Foundation – instituição privada americana que financia pesquisas em matemática e ciências básicas. 

Em maio, o instituto recebeu também o diretor de pesquisa emérito do Inria (Institut National de Recherche en Informatique et en Automatique) e diretor científico do LeanXcale, Patrick Valduriez. Na sua primeira vez no IMPA, ele apresentou a palestra “Data Science and Innovation”Entre os frequentadores de longa data, o IMPA recebeu em junho, o argentino Fernando Cukierman, que comemorou seus 70 anos na Conferência “Foliation Theory and Algebraic Geometry”.  

O workshop Aleatoriedades e Aprendizagem em Redes foi mais um a trazer ao IMPA estudantes de diversas universidades do mundo. O encontro debateu fundamentos matemáticos da área, como probabilidade, estatística, ciência da computação e combinatória e ocorreu no âmbito do RandNet, um projeto mundial financiado pela União Europeia do qual o IMPA é parceiro desde o início, em 2019. 

Em agosto, foi a vez do Workshop EDP não linear. Conhecido por reunir diversas gerações de matemáticos, os pesquisadores abordaram os avanços na área de equações diferenciais parciais não lineares. Realizado desde 2008, o encontro trouxe para o “palco” nomes que já ocuparam as poltronas na qualidade de estudantes, além de outros pesquisadores de grande destaque e experiência na área.  

O IMPA recebeu também neste ano, pela primeira vez, o workshop DinAmicl – uma rede de especialistas em Sistemas Dinâmicos sediada na Itália, mas com integrantes de vários países. O evento, que contou com a organização da pesquisadora Luna Lomonaco, teve uma palestra surpresa do pesquisador extraordinário do IMPA Artur Avila.

Para 2025, 11 eventos já estão confirmados. Entre eles, o 35º Colóquio Brasileiro de Matemático.