Navegar

28/11/2019

IMPA recebe workshop ‘Mirror Simmetry in Higher Genus’

Emanuel Scheidegger

O matemático Emanuel Scheidegger, da Universidade de Pequim, fez palestra sobre estruturas de Hodge e variedades Calabi-Yau nesta quinta-feira (28), no IMPA. A apresentação integra a programação do workshop Mirror Symmetry in Higher Genus,  que vai até terça-feira (3). 

Promovido pelo IMPA, o evento faz parte do semestre temático em geometria simplética. O principal objetivo é reunir especialistas de diferentes aspectos em simetria espelho, variando da geometria algébrica enumerativa e da teoria de Hodge à geometria simplética.

Leia também: Gabarito da OBMEP Nível A é divulgado: confira!
Para Luiz Henrique, ‘matemática é um universo inesgotável’
O que são, afinal, as criptomoedas?

O pesquisador do IMPA Hossein Movasati é um dos organizadores do workshop, junto com Renato Vianna, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “Este tipo de de matemática envolve vários ramos da matemática e da física com contribuições que vem de uma turma de nacionalidades variadas, dos Estados Unidos e Europa até Índia e Japão. A importância da matemática pura é basicamente definida por criações de novas conexões com outros ramos da ciência, o que esta área fornece”, afirmou Hossein.

Em sua terceira vez no IMPA, Scheidegger dará quatro palestras no workshop sobre as estruturas de Hodge e variedades Calabi-Yau.

“É sempre muito bom vir ao IMPA. Primeiro porque é uma oportunidade de encontrar o professor Hossein Movasati, que tem um projeto de pesquisa muito parecido com meu e, portanto, é um colaborador. E também porque a matemática feita aqui é muito interessante”, disse.

Originalmente graduado em física, o palestrante migrou para a matemática ao longo da trajetória acadêmica, mas segue se debruçando sobre temas da física. Para ele, a palestra é uma boa ferramenta de divulgação de pesquisa científica. 

“O ponto principal da apresentação é difundir o conhecimento a jovens estudantes para que eles possam ver quais são os problemas interessantes que estão estimulando pesquisas matemáticas, e para que eles saibam para quais caminhos estes trabalhos podem ir”, afirmou.

Ao longo do workshop, os participantes vão acompanhar as apresentações de mais três pesquisadores: Murad Alim, da Universidade de Hamburgo (Alemanha), Eleny Ionel, da Universidade de Standford (EUA) e de Hossein Movasati. Na próxima terça -feira (3), Movasati encerra o ciclo de palestras, com a apresentação “Moduli of enhanced CY threefolds and closed GW invariants III”.

Leia também: Matemática ganha um dia para chamar de seu: 14 de março
Claudio Landim ganha prêmio por contribuição à Educação