Navegar

23/10/2019

IMPA recebe visitantes para palestras e atividades lúdicas

Visitantes com pesquisadores do IMPA

“A Matemática é uma linguagem universal”, disse Roberto Beauclair, gerente de Tecnologia da Informação do IMPA, parafraseando o físico, astrônomo e matemático Galileu Galilei, ao abrir as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na manhã desta quarta-feira (23). Não à toa, a frase se interliga com um dos objetivos principais do IMPA ao promover o evento: apresentar a Matemática de forma acessível. 

Na Palestra “A Matemática e os Números”, Beauclair introduziu conceitos básicos de probabilidade, estatística e predição numérica utilizando situações e exemplos do cotidiano como a divisão de uma pizza, a previsão do tempo, as eleições dos Estados Unidos e jogos de roleta. 

Roberto Beauclair, gerente de Tecnologia da Informação do IMPA, na palestra “A Matemática e os Números”

Leia também: O que podemos aprender com o Japão medieval?
André Nachbin e a Matemática das ondas do mar
IMPA participa da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

“Quis mostrar que a Matemática não é nenhum bicho de sete cabeças e apresentar curiosidades sobre ela de forma mais alegre. Aprender Matemática e ser matemático são coisas diferentes”, pontuou Beauclair.

Em seguida, foi a vez do pesquisador líder do Visgraf (Laboratório de Computação Gráfica do IMPA), Luiz Velho apresentar as técnicas matemáticas utilizadas em filmes de animação 3D. O roteiro, a criação de personagens, a modelagem e a simulação foram alguns dos elementos básicos do cinema de animação abordados na palestra. 

O pesquisador Luiz Velho na palestra “A Matemática dos filmes de animação 3D”

“Esta é uma parte muito bonita da Matemática que está crescendo cada vez mais”, afirmou Velho ao concluir a apresentação que contou com a exibição de alguns filmes de animação desenvolvidos no Visgraf.

Em sua sexta vez no IMPA, o estudante Rodrigo Salgado, de 15 anos, aproveitou a programação. “Gostei principalmente da palestra de computação gráfica. Sempre quis saber como funcionava para montar os filmes em 3D com tanta precisão. Pude ver um programa simples, acessível, e saber como é o trabalho de um programador”, contou Rodrigo, que já conquistou três medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), e esteve no IMPA no início deste ano para o Programa de Verão.

Visitantes jogam xadrez

Além das palestras, os visitantes fizeram atividades no salão de leitura como jogos de xadrez, dominó e jenga, além de instalações de robótica e computação.

Mesmo não sendo uma grande fã dos números, a aluna Letícia Valdetaro, de 15 anos, explorou grande parte das atrações do salão de leitura e adorou a palestra do pesquisador Luiz Velho, porque “mistura computação e arte”.

Kételyn Coutinho de 18 anos, faz licenciatura em Matemática no Instituto Federal Fluminense de Campos dos  Goytacazes e adorou a visita ao instituto. “É muito bom estar junto com os meus colegas do IFF aqui. Tem alunos de vários períodos reunidos, e estamos todos quebrando a cabeça para resolver os problemas dos jogos os objetos em 3D.”

Alunas brincam no salão de leitura

O colega de Kételyn, Arthur Manhães, de 18 anos, gostou de experimentar a Matemática por outro viés. “As atividades induzem a gente a pensar de uma maneira diferente do normal. Na licenciatura, acabamos pensando mais em como ensinar a Matemática. E quando a gente vê a Matemática desta outra forma, é bem interessante.”

A programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no IMPA vai ser retomada amanhã, a partir de 9h30 hora. Ainda há vagas disponíveis, e as inscrições podem ser feitas neste link.

Confira a programação da quinta-feira (24):


Leia também: Visgraf participa de mostra sobre Leonardo da Vinci
Marcelo Viana é reconduzido ao cargo de diretor-geral do IMPA