Navegar

06/01/2025

IMPA recebe mais de 150 pessoas em dois workshops

Corredores lotados, sotaques de vários países e regiões do Brasil. Janeiro chegou e o IMPA já vive a rotina animada do Programa de Verão. Para movimentar ainda mais o instituto, dois workshops estão sendo realizados: “Mathematics of Machine Learning” e “Hyperbolic Manifolds, Their Submanifolds and Fundamental Groups”. 

Organizado pelo pesquisador do IMPA Augusto Gerolin, o evento “Mathematics of Machine Learning” começou nesta segunda-feira (6) e vai até 7 de fevereiro. Inspirado em um formato de ensino já consolidado pela Universidade Gênova (Itália), o workshop conta com 8 horas de aula por semana e promove o desenvolvimento de questões teóricas na interface entre matemática e ciência da computação.

Pela primeira vez no IMPA, o encontro tem apenas palestrantes da Universidade de Gênova e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos. Com 44 inscritos, o workshop contempla especialmente os estudantes de mestrado e doutorado que estão participando do Verão do IMPA. Temas como teoria e regularização do aprendizado estatístico e otimização para aprendizado de máquina estão sendo trabalhados. 

Gerolin enxerga que um dos diferenciais do workshop é a rapidez com que assuntos profundos e técnicos da área são debatidos. “Nós conseguimos falar de problemas matemáticos muito profundos na teoria do Machine Learning em um espaço de tempo muito curto. Conseguimos chegar em problemas muito técnicos, em questões muito importantes da parte matemática do Machine Learning muito rápido”, explicou o pesquisador. 

O matemático divide a organização do evento com os pesquisadores Roberto Imbuzeiro (IMPA) e Lorenzo Rosasco (MIT e Universidade de Gênova). 

Leia mais: Tradicional ‘Verão do IMPA’ começa nesta segunda-feira (6)
Retrospectiva 2024: 10 anos da medalha Fields de Artur Avila
Retrospectiva 2024: Quanto vale a matemática no Brasil?

Hyperbolic Manifolds, Their Submanifolds and Fundamental Groups

Já entre 6 e 10 de janeiro, o IMPA promove o workshop “Hyperbolic Manifolds, Their Submanifolds and Fundamental Groups”, que conta com 105 inscritos. O evento nasceu da parceria com o Instituto de Matemática Clay, nos Estados Unidos, e a Fundação Nacional da Ciência (NSF), também nos Estados Unidos. Além da programação desta semana, o workshop contará também com uma extensão para aprofundamento da temática entre 13 e 17 de janeiro.

O objetivo do workshop é abordar os desenvolvimentos recentes em geometria hiperbólica e teoria de grupos hiperbólicos. O pesquisador do IMPA Mikhail Belolipetsky — e organizador do evento — destaca que uma das ideias principais “é fornecer uma oportunidade significativa para especialistas e jovens pesquisadores aprenderem sobre os novos desenvolvimentos na teoria de variedades e grupos hiperbólicos de altas dimensões em um ambiente que promova colaborações internacionais que impulsionaram os próximos avanços.”

A doutoranda da Universidade Federal de Goiás (UFG) Nara Paiva é uma das participantes do workshop. Para ela, essa é uma oportunidade de pensar a continuidade da sua pesquisa. “A expectativa é grande porque o workshop tem bastante a ver com o que eu estudo e eu pretendo ampliar um pouco a minha visão sobre as futuras pesquisas. Esse workshop provavelmente vai ter conexão com coisas que eu gostaria de continuar estudando”. 

A colombiana Laura Daniela, da Universidade Federal Fluminense (UFF), é aluna de doutorado de um dos organizadores do evento, Plinio Murillo. Para ela, a imersão vai ser importante para começar a desenvolver a sua pesquisa de doutorado. “As palestras desta semana tem muito a ver com que eu estudo. Os assuntos estão na minha área, o que vai me ajudar a ver outras possibilidades”. 

Além de Belolipetsky, Alan Reid (Universidade Rice), Matthew Stover (Universidade Temple), Plinio Murillo (Universidade Federal Fluminense) e Stefano Francaviglia (Universidade de Bolonha) formam o time de organizadores.

Leia também:Na Folha, Viana divulga desafios matemáticos de fim de ano
IMPA recebeu 100 palestrantes internacionais em 2024