Navegar

23/03/2023

IMPA recebe 36 novos alunos de mestrado e doutorado

Com o início das aulas de pós-graduação, os corredores do IMPA ganharam mais vida e alguns rostos novos. O instituto, que recebe centenas de candidaturas por ano, admitiu neste período letivo 22 novos alunos de mestrado e outros 14 de doutorado. Na quarta-feira (22), eles foram convidados para um coquetel de boas-vindas.

Vindos de diversas partes do Brasil e de outros países, os alunos se reuniram para saber mais sobre os programas da pós e as regras do instituto.

Leia mais: Luis Caffarelli é agraciado com o Prêmio Abel
Folha: Qual a soma dos inversos dos quadrados dos inteiros?
‘Matemática está presente no nosso cotidiano’, diz Viana

Medalhista de bronze da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) e de prata e bronze na OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática), João Marcelo de Carvalho começou o mestrado enquanto ainda cursa a graduação na Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio).

“Comecei a gostar de matemática fazendo olimpíadas na época do colégio. Fiz várias competições: OBMEP, OMERJ, OBM, Iberoamericana… Quando estava no último ano da escola, fiz algumas aulas no Verão do IMPA e gostei muito. Agora, resolvi aplicar para o mestrado, mesmo estando no terceiro período da faculdade. Vou fazer os dois ao mesmo tempo”, contou com animação.

João Marcelo de Carvalho

Formada pela Universidade dos Andes, em Bogotá, a colombiana Natália Mora espera que, no programa de mestrado, possa explorar áreas diferentes da matemática antes de escolher uma especialização. 

“Quis vir ao IMPA basicamente porque estar no Brasil me pareceu interessante e é mais fácil vir a um país com o qual me identifico. Me parece muito importante fazer matemática na América Latina e por isso fico entusiasmada com projetos e lugares como o IMPA. Ainda não tenho um campo na matemática e espero aprender um pouco de cada área e, então, escolher a que mais gosto”, disse Natália.

Natália Mora

O mestrando Breno Rilho Lemos sonhava em estudar no IMPA desde a graduação em matemática aplicada, que cursou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). No IMPA, optou pelo programa de matemática pura.

“A ideia do mestrado no IMPA me motivou muito durante a graduação, para sempre tirar boas notas. Foi aquela milha a mais que percorri para tentar tirar o ‘A’. Chegando aqui, encontrei muitos professores e pessoas dedicadas às aulas. É uma conquista muito grande”, comentou.

Breno Rilho

Leia também: Imprensa destaca esforço de alunos por ouro na OBMEP
Estudante premiado na OBMEP inspira pai a voltar a estudar