Navegar

05/12/2022

IMPA participa de seminário sobre tecnologia tridimensional

O uso de tecnologias 3D para o desenvolvimento da pesquisa científica é tema do seminário organizado pela Dasa, em parceria com o IMPA, Museu Nacional/UFRJ e PUC – Rio, nesta quinta-feira (8). O “2º Seminário de Tecnologias Tridimensionais Aplicadas à Pesquisa Científica – Metaverso” acontece no auditório do Alta Diagnósticos – Unidade Botafogo, das 16h às 20h30. A participação é gratuita, mediante inscrição, que pode ser feita pelo whatsapp.

As palestras abordam diferentes aspectos do desenvolvimento científico e da aplicação da tecnologia nos universos da saúde e do patrimônio cultural. Alguns dos exemplos apresentados serão os projetos desenvolvidos pelo coordenador de projetos tecnológicos do IMPA, Jorge Lopes, e pelo pesquisador-líder do Visgraf (Laboratório de Computação Gráfica do IMPA), Luiz Velho, junto à Dasa e ao Museu Nacional.

Leia mais: ‘Ouvia histórias lendárias sobre o IMPA’, diz Adam Epstein
Carolina Araujo é eleita membro titular da ABC
FAPERJ destaca projeto de impressão 3D

“Vários trabalhos que culminaram neste seminário, que retrata as novas mídias e aplicação dessas tecnologias em áreas tão importantes. Os trabalhos têm uma continuidade entre si. Fazemos a reconstrução de peças começando pela tomografia, depois transformamos as imagens em objetos na impressão 3D e em imagens de realidade virtual, no metaverso”, explicou Luiz Velho, que abre o evento com a palestra “Metaverso”, às 16h. 

Após a abertura, Sergio Azevedo, coordenador do Lapid (Laboratório de Processamento de Imagem Digital – Museu Nacional), apresenta a palestra “O Museu Nacional/UFRJ no Metaverso: LapidVR, uma nova perspectiva”, às 17h. 

Já às 18h20, o médico ginecologista e coordenador do laboratório de Biodesign Lab da Dasa e da PUC-Rio, Heron Werner, fala sobre “Medicina e Metaverso”, ao lado de Jorge Lopes. 

O evento também conta com oficinas 3D, que oferecem a experiência de realidade virtual e aumentada ao público. Os presentes poderão interagir com óculos de realidade virtual no ambiente do metaverso.

Leia também: Com robô da adição, Meninas Olímpicas vencem Hackathon
Prêmio SBM seleciona melhor artigo da matemática