Navegar

17/07/2020

IMPA oferece cursos livres para alunos de doutorado

Como parte das atividades virtuais por conta da pandemia do novo coronavírus, professores do IMPA vão ministrar cursos livres on-line voltados para alunos de doutorado, inclusive de outras instituições de ensino. Os pesquisadores Luis Florit e Henrique Bursztyn vão ministrar as aulas que ocorrerão entre 17 de agosto e 4 de dezembro. As inscrições começam em 5 de agosto pelo site do instituto. 

O professor Luis Florit vai ministrar as aulas de análise em variedades em que serão abordadas a teoria geral de variedades diferenciáveis, com introdução à topologia diferencial. O programa completo está disponível neste link. As referências bibliográficas e notas dos tópicos que serão estudados também já podem ser acessadas. Além das aulas no canal do IMPA no YouTube, os inscritos participarão de encontros pelo Google Meets, a serem agendados de acordo com a disponibilidade da turma.

Leia mais: Pesquisadores do IMPA abordam precisão das modelagens
Há paradoxos para todos os gostos, diz Viana na Folha
Nem Albert Einstein saiu incólume de erros científicos

Conduzido pelo professor Henrique Bursztyn junto aos pesquisadores Vinicius Ramos, do IMPA, e Renato Vianna, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o curso de geometria simplética vai abordar sistemas hamiltonianos e integráveis, simetrias hamiltonianas e redução simplética, entre outros. As aulas serão ministradas em português, e o material para os alunos, como bibliografia, notas e exercícios serão feitos em inglês. 

Caso solicitado, o IMPA poderá emitir uma declaração de participação nos cursos. Alunos dos cursos livres, que venham a ingressar futuramente no IMPA, no mestrado ou doutorado podem solicitar que as disciplinas cursadas sejam contadas para efeito de créditos. 

Leia também: ‘A ciência não é cheia de certezas’, diz Artur Avila ao G1
IMPA abre chamada pública para bolsa de pesquisa PCI