Navegar

09/10/2020

IMPA celebra 68 anos em cerimônia virtual

Em um ano profundamente marcado pela pandemia do coronavírus e pela elevação da ciência de forma marcante na história, o IMPA se prepara para comemorar os 68 anos de ensino e pesquisa com ares de renovação no quadro acadêmico. Para celebrar as quase sete décadas de tradição na matemática do Brasil, diretores, pesquisadores e alunos do instituto estarão reunidos na próxima quinta-feira (15) em uma cerimônia virtual. A transmissão acontece pelo YouTube do IMPA e será restrita a pessoas da instituição. Fundado em 15 de outubro de 1952, o IMPA é uma das principais referências da ciência brasileira e tem reconhecimento mundial no campo matemático.  

O evento on-line contará com a participação do diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana; do diretor-adjunto, Claudio Landim, e do presidente do Conselho de Administração, Sérgio Werlang. Durante a cerimônia, o professor Aloisio Araujo será reconhecido como pesquisador emérito do IMPA. Os pesquisadores Luna Lomonaco, Paulo Orenstein e Lucas Ambrozio, que passaram a integrar o corpo docente do instituto neste ano, também vão se apresentar brevemente. 

Leia mais: Revista Piauí e Band destacam pesquisadoras do IMPA
No mês de Ciência e Tecnologia, IMPA tem programação especial
Como foram as descobertas das línguas da antiguidade

Com trajetória acadêmica pelo IMPA desde 1978, Aloisio tem como principal área de atividade matemática o estudo do Teorema do Limite Central e Espaço de Banach. O pesquisador é membro da National Academy of Sciences de matemática aplicada, da American Academy of Arts and Sciences e da Academia Brasileira de Ciências, e também é fellow da Econometric Society. Agora, ele passa a integrar o quadro do IMPA de pesquisadores eméritos ao lado de Jacob Palis e César Camacho. 

Em setembro, Luna tornou-se a primeira mulher a ganhar o Prêmio UMALCA, que reconhece o trabalho de jovens matemáticos. Especialista em sistemas dinâmicos, a pesquisadora vem desenvolvendo projetos em fractais. Paulo Orenstein atua na interação entre estatística, probabilidade e computação, com foco nos modelos bayesianos de alta dimensão e métodos de Monte Carlo. 

Recém-conduzido ao IMPA como pesquisador, Lucas Ambrozio tem mestrado e doutorado pelo instituto. Atualmente, sua pesquisa está focada em problemas de classificação para superfícies mínimas e em propriedades de invariantes geométricas relacionadas a superfícies mínimas consideradas funcionais no espaço de unidades de medida de volume. Lucas também investiga aplicações de resultados de existência e classificações para superfícies mínimas para problemas geométricos relacionados à curvatura.

Aos 68 anos, o IMPA registra a marca de 49 pesquisadores em atividade. Atualmente, a instituição tem 83 doutorandos, 47 alunos de mestrado e 13 de mestrado profissional.

Leia também: Através da matemática, Roger Penrose leva Nobel de Física
Matemática é aliada no combate a futuras pandemias