Navegar

23/10/2020

Festival Nacional da Matemática abre inscrições para oficinas

Se você tem uma ideia que pode multiplicar o alcance da matemática de maneira lúdica, que tal dividi-la com milhares de pessoas? O Festival Nacional da Matemática de 2021 abriu inscrições até 17 de dezembro para quem quiser se apresentar em suas oficinas. Para participar, é preciso ter 16 anos ou mais, e elaborar uma iniciativa matemática capaz de envolver até mesmo quem não se diz fã dos números. Sucesso de público em 2017, o evento se prepara para repetir o mergulho matemático entre 28 e 30 de maio, na Marina da Glória, contribuindo para a popularização do conhecimento científico.  

O Comitê de Seleção responsável pelas oficinas será coordenado pelo professor Humberto José Bortolossi e pela banca formada pelos professores Marco Moriconi, Pedro Malagutti, Dirce Pesco Uesu, Marcelo Leonardo dos Santos Rainha e Karla Waack. Toda a avaliação será virtual, com notas de 0 a 10, seguindo critérios como criatividade, princípios matemáticos e originalidade. Quem se apresentou no Festival da Matemática de 2017 ou concorreu à participação poderá repetir a submissão para a edição de 2021, em versão original ou aperfeiçoada. O edital completo para inscrição já está disponível. Os selecionados serão anunciados até 5 de março, na página do Festival Nacional da Matemática.

Leia mais: Outubro Rosa: a matemática no combate ao câncer de mama
IMPA seleciona profissional para cargo de analista administrativo
Na Folha, o deciframento dos escritos do palácio de Minos

Durante o festival, as apresentações deverão ter aproximadamente 30 minutos e ser feitas em português, individualmente, tendo pelo menos um co-autor ou colaborador para dar suporte durante a apresentação. Os selecionados devem ter disponibilidade para participar dos três dias do festival, em todo o horário de funcionamento. Também será preciso comparecer à Marina da Glória em dias e horários combinados para a realização da montagem e preparação do trabalho. As informações necessárias serão enviadas posteriormente no Manual do Participante. Os custos de produção, transporte, alimentação, hospedagem e quaisquer danos são de responsabilidade dos participantes. 

Em 28 de maio, dia da abertura do evento, somente alunos de escolas públicas e privadas poderão comparecer ao festival. Em 29 e 30 de maio, a atração será aberta ao público em geral, das 10h às 17h. O Festival da Matemática será dividido em oficinas selecionadas e oficinas convidadas, e terá exposições, palestras, robótica, objetos em 3D, música, realidade virtual, games e outros assuntos relacionados à matemática. A programação completa será divulgada em breve. 

Na edição de 2017, o festival reuniu mais de 18 mil pessoas, em quatro dias de evento. Com entrada gratuita, o evento aconteceu em três pontos do Rio – Escola Eleva, em Botafogo; Escola SESC de Ensino Médio, em Jacarepaguá e na Nave do Conhecimento Cidade Olímpica, no Engenho de Dentro. Os participantes puderam assistir a palestras de divulgadores internacionais e de jovens talentos matemáticos em oficinas e filmes de curta duração, além de conferirem a exposição Imaginary, inédita no país.

Leia também: Participação na OBMEP impacta no Enem, aponta Landim
Bronze na OBMEP fará curso na Universidade de Cambridge