Navegar

24/02/2021

Euler, o matemático mais prolífico da história

Imagem: Domínio Público

Reprodução da coluna de Marcelo Viana, na Folha de S.Paulo

Leonhard Euler é um dos grandes matemáticos da história e, certamente, o mais prolífico de todos os tempos. Seus trabalhos contêm inúmeras contribuições fundamentais a diversas áreas da matemática (da teoria dos números até a probabilidade), da física (acústica, ótica), da astronomia (do movimento planetas e cometas até a geofísica e o estudo das marés), da mecânica (da teoria dos corpos rígidos à ciência naval), da lógica, da filosofia e até da música.

As obras “completas” de Euler foram publicadas no século 19, mas o trabalho ficou insatisfatório, o que motivou a Academia de Ciências da Suíça a empreender um esforço mais consistente para reunir todos os seus escritos. Iniciado em 1904, esse projeto já publicou 85 volumes de trabalhos e ainda não está concluído.

Leia mais: Curso do Serrapilheira relaciona ciências da vida e matemática
Impacto da Covid-19 na vida acadêmica é tema de live 
O desafio de Arquimedes para contar grãos de areia

Euler nasceu na Basileia, capital da Suíça, em 15 de abril de 1707. Foi contemporâneo e próximo de vários membros da família Bernoulli, especialmente de Daniel Bernoulli (1700 – 1782), com quem manteve amizade ao longo de toda a vida.

Após ter terminado o doutorado em 1726, Euler tentou, sem sucesso, obter uma posição como professor da Universidade de Basileia. Também participou no famoso concurso de solução de problemas matemáticos promovido pela Academia de Ciências de Paris, mas ficou em 2º lugar. Ele viria a ganhar esse concurso doze vezes ao longo de sua vida.

Por essa altura, Daniel Bernoulli se tornou membro da Academia de Ciências de São Petersburgo, na Rússia, e recomendou o seu amigo Euler para a cátedra de fisiologia da academia. Desapontado com o insucesso na sua cidade natal, Euler aceitou o convite da imperatriz Catarina I e viajou para São Petersburgo, onde chegou em maio de 1727. Datam do período que se seguiu muitas de suas grandes descobertas.

Para ler o texto na íntegra acesse o site do jornal

Leia também: Vagas olímpicas aliviam pressão de vestibulandos em pandemia
INCTMat faz seleção para entrevista com Karen Uhlenbeck