Navegar

27/05/2024

‘Escolas que fazem OBMEP têm melhor desempenho no Enem’

Cerimônia Nacional de Premiação da OBMEP

Escolas com altas taxas de participação na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) concentram alunos com melhores resultados no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), segundo pesquisa, divulgada nesta segunda-feira (27), pelo Interdisciplinaridade e Evidência no Debate Educacional (Iede) com apoio técnico do IMPA e do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Superior da Universidade de São Paulo (Lepes/USP). A Agência Brasil fez reportagem sobre o estudo.  

De acordo com a pesquisa, a média da nota na prova de matemática do Enem, considerando todas as instituições onde houve alunos que conquistaram medalhas na OBMEP, foi de 516,1. Entre aquelas que não participaram ou que não foram premiadas, a média cai para 488,5. 

Leia mais: Medalhista da Olimpíada Mirim é desenvolvedor de jogos
Inscrições abertas para o 7º Prêmio IMPA de Jornalismo
IMPA, SBM e MCTI lançam prêmio ‘Elas na Matemática’

“No critério de alta participação foram enquadradas as escolas em que pelo menos 65% dos estudantes classificados participaram da segunda fase. Nessas instituições, constatou-se que o aprendizado em matemática não beneficia apenas estudantes que se destacam na disciplina, mas toda a turma”, destaca a matéria. Para Ernesto Faria, pesquisador e diretor executivo do Iede, “a Olimpíada de Matemática vai ter impacto maior em todos os estudantes se ela gerar mais mobilização”. 

Ao analisar um determinado recorte: grupo de escolas que tiveram alunos conquistando prêmios na OBMEP, mas que não registraram alta participação, chama a atenção a desigualdade interna. “Nesses casos, apesar de se verificar aumento das médias no Enem, observa-se também maior discrepância entre as notas dos alunos”, aponta a matéria. 

“Se a Olimpíada de Matemática não gera efeito mobilizador na escola, ela pode acabar ajudando apenas um determinado perfil de alunos. E aí, perde-se o potencial de contribuir com a melhoria de alunos que estariam registrando mais baixo desempenho”, avalia Faria na reportagem .

O estudo também avaliou o desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), aplicado a cada dois anos pelo Ministério da Educação desde 1990. De acordo com os dados levantados, escolas com alunos que conquistam medalhas na OBMEP registraram no Saeb média de 270,3 pontos para o ensino fundamental e de 288,8 para o ensino médio. Aquelas que não participaram ou não tiveram estudantes premiados apresentaram médias de 240,2 e 269,8, respectivamente. 

A pesquisa também contou com o apoio da B3 Social, uma instituição sem fins lucrativos. A matéria completa está disponível neste link. Veículos como “O Povo” e “Isto é” também reproduziram a reportagem. 

Criada em 2005 para promover o ensino da matemática no Brasil, a 1ª fase da 19ª edição da OBMEP acontece em 4 de junho. Neste ano, a Olimpíada bateu dois novos recordes: 56.513 escolas inscritas de 99,9% dos municípios do país. A prova vai reunir mais de 18 milhões de estudantes.

Leia também: Folha: ‘O advento da matemática chinesa’
Conversation Brasil explica a origem da palavra algoritmo