Navegar

05/08/2021

Fator de impacto do Boletim da SBM dobra, atingindo 1.2

Dados internacionais reforçam que o Boletim da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) vem se consagrando como uma revista científica brasileira de ótimo padrão internacional. De 2019 para 2020, seu fator de impacto, principal métrica usada na avaliação de revistas científicas ao redor do mundo, saltou de 0.6 para 1.2. Com 52 volumes lançados, a revista também atingiu o impressionante número de 30 mil downloads de artigos apenas em 2020. Os dados são de um relatório emitido pela Springer, editora internacional baseada na Alemanha responsável pela produção e distribuição do Boletim da SBM.

“O crescimento acentuado dos parâmetros do Boletim da SBM reflete o avanço da matemática brasileira e seu crescente prestígio internacional, sobretudo a partir da promoção do Brasil ao Grupo 5 da União Matemática Internacional (IMU, na sigla em inglês) e, claro, da medalha Fields de Artur Avila”, comentou Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA e editor-chefe da revista. “Ao mesmo tempo que o Boletim se firma como uma revista de padrão internacional, é muito importante que tenhamos cada vez mais submissões de excelentes artigos de autores brasileiros.” 

Leia mais: Fundadores do IMPA são homenageados em calendário da SBPC
Presidente reeleito da SBM fala sobre desafios da nova gestão
Ulcigrai e Nonato são destaque no Colóquio

Corpo editorial de alto nível, agilidade e satisfação de 94% dos autores

Com grande aceitação na comunidade internacional, a revista tem um corpo editorial de altíssimo nível, formado por Luis A. Caffarelli (U. Texas), Lucia Caporaso (U. Roma Tre), Sun Yung Alice Chang (U. Princeton), Maria J. Esteban (U. Paris Dauphine), Djairo G. de Figueiredo (Unicamp), Steven L. Kleiman (MIT), Yoshiharu Kohayakawa (USP), Claudio Landim (IMPA), Blaine Lawson (U. Stony Brook), Helena N. Lopes (UFRJ), Pierre-Louis Lions (Collège de France), Fernando Codá Marques (U. Princeton), John Milnor (U. Stony Brook), Jacob Palis (IMPA), Rahul Pandharipande (ETH Zurich), Daniel M. Pellegrino (UFPB), Ivan Shestakov (USP), Boyan Sirakov (PUC-Rio), Eduardo Teixeira (U. Flórida Central), Gudlaugur Thorbergsson (U. Colônia), S. R. Srinivasa Varadhan (Instituto Courant), Marcelo Viana (IMPA) e Felipe Voloch (U. Canterbury).

Outros índices catalogados pelo relatório da Springer confirmam o êxito do Boletim da SBM nos últimos anos, como a agilidade da resposta do comitê editorial e a taxa de satisfação dos autores durante o processo de publicação. “Um dos aspectos mais atraentes dessa colaboração com a Springer é o fato de ter tornado o processamento de artigos muito ágil. Alcançamos uma média de 56 dias entre a submissão do artigo e a primeira decisão, o que é muito bom para a área de Matemática. Isso também está refletido no excelente índice de satisfação dos autores com a publicação de seus artigos no Boletim, que alcança 94%”, informou Viana.

Atualmente, o Boletim da SBM utiliza um modelo híbrido de publicação. O autor pode escolher publicar seu artigo da maneira tradicional, com acesso restrito para instituições e bibliotecas que assinam a revista, ou arcar com os custos e publicar o artigo na modalidade de acesso aberto, de forma que qualquer um possa consultá-lo.

Colóquio terá mesa redonda sobre periódicos brasileiros nesta sexta-feira (6)

Nesta sexta-feira (6), às 13h, Viana vai repercutir os bons resultados do Boletim da SBM durante uma mesa redonda sobre periódicos brasileiros no último dia de programação do 33º Colóquio Brasileiro de Matemática (CBM). Também participam do encontro Maria Eulália Vares (UFRJ), representando a publicação “Ensaios Matemáticos”; Jaqueline Godoy Mesquita (UNB), representando a revista “Matemática Contemporânea”; Claudio Gorodski (USP), representando o “São Paulo Journal of Mathematical Sciences”; e Aurelio Ribeiro Leite de Oliveira (UNICAMP), representando o “Trends in Computational and Applied Mathematics”.

Os participantes vão discutir questões como a importância de publicações de origem brasileira em uma área tão global quanto a matemática e os principais desafios da gestão de um periódico científico.

Leia também: Na Folha, Marcelo Viana fala da unidade da matemática
Belotto e Ellenberg marcam segundo dia do 33º CBM