Navegar

13/07/2020

Eduardo Arbieto morre de Covid-19 aos 63 anos

Foto: Reprodução IME

O professor da Universidade Federal de Goiás (UFG) Eduardo Arbieto Alarcon morreu de Covid-19 no último sábado (11). Aos 63 anos, o matemático peruano atuava no Instituto de Matemática e Estatística (IME). Segundo a universidade, o docente procurou atendimento médico, testou positivo para o coronavírus e morreu quatro horas depois. 

Em 1990, Eduardo concluiu o doutorado em matemática pelo IMPA e, em 2014, o pós-doutorado. 

“Ele foi meu colega de doutorado, e visitava o IMPA frequentemente para trabalhar na sua pesquisa. É triste quando os amigos partem, ainda mais tão cedo”, lamentou o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana.

 Leia mais: IMPA abre chamada pública para bolsa de pesquisa PCI
‘A ciência não é cheia de certezas’, diz Artur Avila ao G1
Estratégias alternativas para conter o avanço da Covid-19

O matemático peruano ingressou na UFG em 1998, onde foi professor titular e atuava na área de análise e equações diferenciais parciais. Ele também ocupou o cargo de diretor da Faculdade de Rialma (GO) e coordenava o curso de matemática na mesma cidade. Além de ter sido o coordenador do programa de Pós-Graduação em Matemática do Instituto de Matemática e Estatística (IME). 

Considerado um “pesquisador incansável”, estava afastado da UFG desde o início do ano para orientar uma tese de doutorado no Instituto Inca, no Peru. A atividade acabou sendo adiada por conta da pandemia. Em nota, a UFG prestou condolências à família e amigos. 

Leia também: Série ‘Multiplicando Saberes’ começa nesta quinta-feira (9)
Medalhista de Dores do Turvo quer expandir premiações