Navegar

19/08/2020

Com edição virtual, Escola de Probabilidade começa no dia 31

A pandemia da Covid-19 provoca adaptações em todas as áreas. A 24ª edição da Escola Brasileira de Probabilidade (EBP), que seria presencialmente em São Paulo, mudou para o ambiente virtual. A partir de 31 de agosto dois minicursos abertos ao público serão transmitidos pelo Google Meet e pelo canal do IMPA no YouTube. As apresentações serão feitas em inglês e participantes que quiserem receber certificados podem fazer a inscrição até o início das aulas. Clique aqui para acessar a programação.

“O formato on-line vai permitir que pesquisadores de pontos mais isolados do país possam participar. Para ministrar as aulas, contaremos com o ganhador da Medalha Fields de 2014, Martin Hairer, e com Perla Sousi, reconhecida matemática da Universidade de Cambridge. Acreditamos que a participação dela possa incentivar outras pesquisadoras na área”, afirma Milton Jara (IMPA), um dos organizadores do evento.

Leia mais: Na Folha, o bacalhau e o segredo da existência da América
Atriz ensina matemática para vestibulandos no Instagram
IMPA ajuda TSE a garantir segurança sanitária nas eleições

Professora do Centro de Ciências Matemáticas da Universidade de Cambridge, Perla Sousi fará o curso “Passeios Aleatórios e Árvores Geradoras Uniformes”. Ela vai abordar as propriedades de uma árvore geradora típica e propor discussões sobre algoritmos de amostragem usando passeios aleatórios apresentados na década de 1990. Também serão explorados métodos sobre amostragem de uma árvore geradora uniforme. A proposta é usar a conexão com passeios aleatórios e um algoritmo recente de Hutchcroft para obter resultados sobre a geometria fina de árvores geradoras uniformes. 

Martin Hairer, detentor da Cátedra de Probabilidade e Análise Estocástica do Imperial College London, apresentará o minicurso “Castelo Browniano”. A partir de uma revisão do grupo de renormalização de Wilson no caso de sistemas dinâmicos de 1+1 dimensões, ele vai discutir sobre os pontos fixos EW e KPZ. As aulas serão voltadas à prova de algumas das propriedades de trajetória do Castelo Browniano, incluindo uma nova construção da teia browniana que surge como principal ingrediente da construção do Castelo Browniano.  

Além de Milton Jara, a 24ª edição da EBP tem como membros do comitê científico Dirk Erhard (UFBA), Adriana Neumann (UFRGS) e Christian Olivera (Unicamp). Os quatro pesquisadores integram também o comitê organizador junto a Diego Sebastian Ledesma (Unicamp).  

O evento é realizado anualmente desde 1997 pelo IMPA, ICMC-USP, IME-USP, IM-UFRJ, IMECC-UNICAMP, UFMG, UFPE e PUC-RIO, com apoio de diversas sociedades científicas e agências de pesquisa. A EBP é considerada um tradicional encontro internacional de teoria da probabilidade e processos estocásticos, apresentando significativas contribuições para o fortalecimento da área de pesquisa no Brasil e na América do Sul. 

Em vídeo, Milton Jara convida a comunidade científica a participar do evento. Confira!

Leia também: Viana fala sobre a descoberta da América por viquingues
Plataforma Exatas cria interação entre estudantes e conteúdo