Navegar

23/08/2021

“É o desafio que torna tudo interessante”, diz medalhista

Aos 14 anos, Nicolas Serafin Alves conquistou a primeira medalha de ouro da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) do município de Sangão, em Santa Catarina. Atualmente, o aluno cursa o 9º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica Bernardo Schmitz, e segue focado nos estudos para as competições. Para Nicolas, o céu é o limite. “Meu sonho é me tornar engenheiro aeroespacial, então quero fazer uma graduação em física ou engenharia aeroespacial e trabalhar com a atmosfera do planeta, onde lançamos satélites e foguetes. Essa área trabalha com muito cálculo e precisão”, compartilha.

Sua mãe, a gerente de caixa de supermercados Beatriz Serafin, conta que a família percebeu desde cedo o interesse do jovem pelos estudos. “Nós o incentivamos e ele sempre foi muito interessado em aprender e procurar o conhecimento em geral. Sentimos muito orgulho dele.” Apesar da dedicação ser uma constante em sua trajetória escolar, foi só em 2017 que o amor pela matemática se consolidou, quando Nicolas decidiu participar de uma competição matemática de sua cidade, promovida por uma empresa local.

Leia mais: INCTMat promove live sobre elaboração de artigos científicos
No Livro Histórias Inspiradoras da OBMEP: Eralcilene Terézio
Workshop vai oferecer soluções matemáticas a empresas

À época, o estudante cursava o 6º ano do Ensino Fundamental, e se reuniu com outros alunos para participar de um grupo de estudos extra-classe. “O que mais me motivou foi o estudo em grupo. De longe, foi uma das melhores táticas! Você consegue debater ideias e ouvir pensamentos diferentes, chegar a resultados diferentes, podendo interagir e repensar o que deve ser repensado”, conta. A partir dessa experiência, Nicolas conquistou três prêmios consecutivos em sua cidade, e seguiu procurando outras formas de exercitar o conhecimento matemático.

Em 2019, quando sua escola inscreveu os alunos na OBMEP, ele viu na competição a oportunidade de ir ainda mais longe. “Como eu estudava com pessoas de níveis diferentes, muitas vezes aprendia conteúdos avançados. A prova tinha problemas que nunca imaginaria e com formas de resolver bem interessantes. Na segunda fase, tive que usar bastante o raciocínio lógico. É mais difícil, mas é o que eu mais gosto na matemática”, afirma. Para o estudante, as questões mais complicadas foram o que o surpreenderam positivamente na competição. “É o desafio que torna tudo interessante”, pontua.

A conquista do ouro na OBMEP, que configurou a primeira medalha de seu município, foi um momento de muito orgulho para toda a cidade. A escola comemorou sua vitória, assim como os organizadores do evento de desafio matemático da cidade, que espalharam três outdoors do aluno por Sangão. “Foi bem incrível! A cidade inteira recebeu muito bem esse prêmio. Meus professores ficaram felizes e minha família também. Foi uma conquista extraordinária!”, relembra o estudante. 

Nicolas ainda tem um longo caminho pela frente para alcançar seus objetivos e se tornar um engenheiro aeroespacial, mas já serve de inspiração para muitos jovens de Sangão correrem atrás de seus próprios sonhos. O medalhista conta que até hoje é procurado por pessoas que o enxergam como um exemplo de superação e esforço. “Alguns pais de alunos me procuram para dizer que já inspirei os filhos deles e que eles viram os filhos começarem a estudar depois da minha medalha”, conclui, orgulhoso.

Leia também: Ao Globo, Adam Kucharski diz que vacina não conterá Delta
Na Folha de S.Paulo, Marcelo Viana fala da Plimpton 322