Navegar

05/07/2021

Viana abre simpósio sobre sistema político e matemática

O diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, abriu nesta segunda-feira (5), o “Simpósio Interdisciplinar sobre o Sistema Político Brasileiro & XI Jornada de Pesquisa e Extensão da Câmara dos Deputados”. O encontro, que acontece até 9 de julho, vai mostrar propostas de áreas, como a matemática e a economia, para problemas e questões atuais da política brasileira. 

Viana destacou o papel social que o encontro desempenha em um momento em que o Congresso debate propostas como a reforma política e administrativa. “As questões que serão aqui debatidas são de enorme relevância para a realidade social brasileira, com a qual o IMPA está em contato direto por meio da nossa atuação”, afirmou Viana, que participou da sessão de abertura com representantes da Câmara dos Deputados e da Universidade de Brasília (UnB), organizadoras do Simpósio junto com o Economics and Politics Research Group (EPRG). 

Leia mais: IMPA abre seleção para programadores em JAVA e PHP
Villani e Hairer estão entre os plenaristas do 33º CBM
Marcelo Viana na Folha: os mistérios da tabela periódica

“A esfera de atuação do IMPA, tanto na pesquisa e ensino quanto na disseminação da matemática com a sociedade nos coloca em contato direto, pelo impacto social que essas ações têm, com as consequências e a realidade do sistema político brasileiro”, disse Viana, que citou a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) como “uma política de educação extremamente abrangente, já que chega a praticamente 100% dos municípios brasileiros”.  

Entre os 48 trabalhos selecionados para serem apresentados no evento, há estudos que debatem o voto impresso e apresentam soluções para problemas como o caixa dois e o financiamento de partidos. 

O diretor-geral da Câmara dos Deputados, Celso de Barros Correia Neto, elogiou a oportunidade de levar o pensamento e produção acadêmicos a um debate extremamente atual da sociedade brasileira. “Esse tipo de construção nos permite lançar um olhar diferente sobre os desafios cotidianos sobre a política. Nos permite discutir a política academicamente”. 

E essa discussão ao longo do simpósio deve repercutir diretamente nas discussões do Legislativo sobre a reforma política, na opinião da reitora da UnB, Márcia Abrahão Moura. “Precisamos debater profundamente o sistema político brasileiro. “É muito importante que as escolas de governo e institutos se tornem espaços de debate sobre temas nacionais atuais da sociedade, e nada melhor uma parceria como essa para aprofundar esse debate”. 

Presidente do TSE defende semipresidencialismo na primeira palestra do evento

Depois da sessão de abertura, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, participou da primeira mesa do encontro. Barroso voltou a se declarar contrário ao voto manual e apresentou propostas de mudanças para um sistema de semipresidencialismo no Brasil a partir de 2026, baseado em uma proposta de reforma política que ele mesmo escreveu 15 anos atrás. 

“O presidente é eleito de forma direta, tem competências como ser comandante das Forças Armadas, nomeia os embaixadores, o Superior Tribunal de Justiça, pode apresentar projetos e indica o primeiro-ministro. E será esse primeiro-ministro quem fará a administração e conduzirá o varejo político. Eventualmente, caso ele perca a sustentação política, há a  possibilidade de destituição pelo voto de confiança no Parlamento. O presidente não cai e nem fica sujeito a essas turbulências políticas. Essa é a inovação que acho que deveríamos implantar no Brasil para 2026”, defendeu Barroso. 

O simpósio é totalmente virtual e transmitido ao vivo no canal do IMPA no YouTube. A programação completa das mesas de debate e da apresentação de artigos pode ser conferida neste link

Leia também: Pedro Borges aplica a ‘mágica’ da matemática à alta tecnologia
Simpósio virtual sobre sistema político começa na semana que vem