Navegar

11/08/2020

Diego Nehab apresenta artigo no SIGGRAPH 2020

Caracteres, páginas de texto, mapas, gráficos, diagramas e interfaces interativas. Praticamente toda a informação visual exibida em computadores para usuários é baseada em representações vetoriais. Com o artigo “Converting stroked primitives to filled primitives”, o pesquisador associado do IMPA Diego Nehab acaba de dar uma importante contribuição para área. O estudo desenvolve uma solução para a conversão de primitivas traçadas em primitivas preenchidas equivalentes, e será apresentado no SIGGRAPH 2020, a conferência mais prestigiosa do mundo em Computação Gráfica. 

A apresentação estará disponível em vídeo para os participantes do evento na plataforma Hubb a partir de 17 de agosto. Na semana seguinte, o autor do artigo se reúne com os participantes por videoconferência para uma sessão de perguntas e respostas sobre o trabalho. 

Leia mais: Rafaela garante primeiro ouro de Suzanápolis (SP) na OBMEP
CBMM discute potencial do Brasil em ciência e tecnologia
Visgraf fará quatro cursos on-line no segundo semestre

Mesmo depois de publicar 14 artigos na ACM Transactions on Graphics, revista científica associada ao SIGGRAPH que reúne os artigos apresentados na conferência para divulgação, a emoção agora é diferente. “É um artigo de autoria única na revista mais prestigiada do mundo, que tem um fator de impacto de 6.5. É um problema que muita gente usa no dia a dia e que vai ser imediatamente útil para um grande número de pessoas. É muito legal poder dar uma contribuição dessas”, comenta o pesquisador.

Como os softwares de edição de ilustrações vetoriais já oferecem a conversão de primitivas contornadas em primitivas preenchidas equivalentes aos usuários, este é um problema que recebia pouca atenção na literatura da área. Nehab decidiu estudá-lo quando, há cerca de três anos, percebeu que os programas executam esta função com algumas falhas.

O conteúdo vetorial usado atualmente segue a convenção de Warnock e Wyatt, que entende que uma ilustração vetorial é composta por múltiplas camadas, cada uma definindo uma forma a ser pintada com uma determinada tinta. “O processo funciona como serigrafia, onde as formas funcionam como estênceis que restringem a área da ilustração afetada pela tinta da camada”, exemplifica Nehab.

O interior das formas de ilustrações vetoriais pode ser definido de dois modos, ambos baseados em contornos formados por curvas polinomiais. Um ponto pertence a uma forma preenchida quando está no interior da área limitada pelos contornos e pertence a uma forma traçada se sua distância até o contorno mais próximo é menor que a espessura do traçado.

“Computacionalmente é muito mais simples desenharmos formas preenchidas do que desenharmos formas traçadas, o que pode ser resolvido se conseguirmos transformar qualquer forma traçada em uma forma preenchida com o mesmo conjunto de pontos no interior”, explica o autor do artigo. “Isso era dado como resolvido. Mas implementações existentes para esta conversão geram muitos segmentos, não atendem aos requisitos de precisão e podem falhar completamente sob uma variedade de condições”, comenta. 

Antes de propor um método novo, o pesquisador teve que apontar as inconsistências de 22 implementações existentes para que a desenvolvida por ele “ganhasse autoridade”. Nehab destaca que uma das preocupações do estudo é garantir que o processo funcione  em regiões de alta curvatura relativa à largura do traçado. A abordagem busca ainda manter a continuidade entre a entrada e o conjunto de pontos pintados.

Nehab admite que parte da experiência foi prejudicada com a realização do SIGGRAPH 2020 em formato virtual, devido à pandemia do novo coronavírus. Mas a mudança também implicou em algumas vantagens. “Como as apresentações sobre artigos vão estar disponíveis uma semana antes das sessões de perguntas e respostas, acredito que o público vai poder elaborar melhor os comentários e observações sobre os trabalhos. A conversa deve ser mais substancial”, diz.

Com o tema “Think Beyond”, o SIGGRAPH 2020 ainda está com inscrições abertas. Os ingressos custam a partir de US$50, e permitem acesso a diferentes atividades da programação. Promovida pela Association for Computing Machinery (ACM), a conferência reúne há 46 anos educadores, pesquisadores e profissionais para apresentar as últimas novidades em computação gráfica e técnicas interativas.

Leia também: Arte dá inspiração a José Ezequiel na matemática
O treinamento para modelos matemáticos na pandemia