Dez anos da medalha Fields: Avila faz palestra no IMPA Tech
Para comemorar os dez anos da conquista da medalha Fields, maior honraria da matemática, o IMPA Tech receberá na segunda-feira (19), às 14 horas, o pesquisador extraordinário do IMPA, Artur Avila – único latino americano a ser agraciado com o prêmio, conhecido como Nobel da matemática. O evento será no auditório do curso de graduação do instituto, localizado no Porto Maravalley, e marca o início do 2º período do bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação.
Leia mais: Cabo Frio (RJ) recebe Escola de Geometria Algébrica
Folha: ‘Al-Khwarizmi e a descoberta da álgebra’
IMPA celebra dez anos da medalha Fields de Artur Avila
Conhecido por suas notáveis contribuições à teoria dos sistemas dinâmicos, uma área da matemática que estuda a evolução de fenômenos variados no tempo, Avila compartilhará suas experiências desde à época que chegou ao IMPA, aos 17 anos de idade, passando pelas suas contribuições ao CNRS (Centro Nacional de Pesquisa Científica, órgão do governo francês) e mais tarde à Universidade de Zurique, na Suíça.
“Ao trazer o Artur para abrir o período letivo, queremos proporcionar aos estudantes do IMPA Tech uma oportunidade extraordinária para expandir e aprofundar a sua visão da matemática”, disse o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana.
A medalha Fields é concedida pela União Matemática Internacional (IMU) a cada quatro anos a matemáticos de até 40 anos de idade que tenham realizado contribuições extraordinárias à área.
A honraria entregue ao pesquisador do IMPA, em 12 de agosto de 2014, foi um dos fatores a levar o Brasil a ocupar um dos degraus mais altos da matemática, o grupo 5, a elite, integrada pelos países mais avançados na disciplina.
Com 35 anos à época, Avila já era reconhecido internacionalmente por seus trabalhos inovadores. O pesquisador foi agraciado após atacar uma série de problemas que desafiaram a comunidade científica por décadas.
“Artur Avila trabalha com uma potência técnica formidável, com a engenhosidade e a tenacidade de um mestre solucionador de problemas e com um faro infalível para questões profundas e significativas”, divulgou a IMU, na ocasião da entrega do prêmio, em Seul, na Coreia do Sul.
IMPA Tech vai formar profissionais do futuro
Gratuito e inovador, o IMPA Tech nasceu num momento crucial da transformação digital com a missão de formar jovens altamente qualificados para o mercado de trabalho ligado à tecnologia.
A graduação em Matemática da Tecnologia e Inovação tem quatro anos de duração e após um ciclo básico, os estudantes poderão escolher entre as ênfases: Matemática, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Física.
O processo seletivo para 2024 também foi inovador ao destinar 80% das vagas para estudantes com os melhores desempenhos em cinco olimpíadas de conhecimento (OBMEP, OBM, OBQ, OBI e OBF). O IMPA Tech quer atrair para o Rio de Janeiro talentos de todas as partes do país.
Leia também: Tenure-track positions and postdoctoral fellowship
Bolsistas do PICME têm teses premiadas pela SBMAC