Navegar

10/05/2018

Definidas as equipes para as disputas da Cone Sul e OMCPLP

Foram definidas as equipes que representarão o Brasil na 29ª Olimpíada de Matemática do Cone Sul e na 8ª Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (OMCPLP). Todos os “matletas” são premiados da 39ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) de 2017.

Cone Sul

Na Cone Sul, a ser realizada entre 22 e 29 de agosto, em Maceió, o time brasileiro estará composto por Pedro Gomes Cabral, de Recife (PE); Enzo Pontes Saraiva de Moraes e Gabriel Ribeiro Paiva, de Fortaleza (CE); e Pablo Andrade Carvalho Barros, de Teresina (PI). A equipe será liderada por Israel Franklin Dourado Carrah, de Fortaleza, e Rafael Filipe dos Santos, do Rio de Janeiro.

Leia também: Academia Brasileira de Ciências premia Jacob Palis
Ailton Nascimento e os segredos em duas dimensões
Manfredo do Carmo foi o professor de todos os geômetras

Além do Brasil, participam da competição, desde 1988, as equipes da Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.

OMCPLP

Neste ano, a OMCPLP acontecerá entre 2 e 8 de setembro, em São Tomé e Príncipe. Os quatro estudantes que representarão o Brasil são Luciano Rodrigues de Oliveira Júnior, de Fortaleza; Eduardo Quirino de Oliveira, de Brasília; Marcelo Machado Lage e Gustavo Neves da Cruz, ambos de Belo Horizonte (MG). A equipe será liderada por Ana Karoline Borges Carneiro, do Rio, e Kellem Corrêa Santos, de Brasília.

Realizada desde 2011, a Olimpíada de Matemática da OMCPLP reúne estudantes de países de língua portuguesa e tem como objetivo melhorar a qualidade do ensino e a descoberta de talentos em Matemática.

Veja resultado final dos processos de seleção aqui.

Leia também: Aberto credenciamento de imprensa para ICM 2018
Gugu ganha Prêmio Erdös por contribuição à Matemática
Na Paraíba, estudante dribla percalços e conquista três ouros