Navegar

15/09/2020

Contra a desinformação, ABC lança #EuConfioNaCiência

Responsável por grandes avanços na humanidade, como o aumento da longevidade e a facilitação do deslocamento por ferramentas como o GPS, a ciência está sob os holofotes durante a pandemia. Se por um lado é a nossa maior aliada para vencer a crise sanitária e social, por outro, ela vem sendo constantemente atacada. Para enfrentar o negacionismo e fortalecer a adesão às recomendações baseadas em evidências científicas, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) lançou, nesta segunda-feira (14), a campanha virtual #EuConfioNaCiência.

A iniciativa foi inaugurada com um artigo da física Márcia Barbosa (UFRGS) no Blog Ciência & Matemática, coordenado pelo diretor-adjunto do IMPA, Claudio Landim. “Um dos grandes sucessos que a ciência alcançou foi a longevidade. Uma pessoa vivendo na Europa em 1800 tinha uma expectativa de vida de 34 anos, em 1950 passou para 62 anos e, em 2015, para 78 anos. A longevidade surge como uma consequência de avanços científicos desde o desenvolvimento de medicamentos e de vacinas até ampliação da produtividade agrícola e do conhecimento do comportamento social coletivo”, ressaltou a pesquisadora.

Leia mais: A matemática nas redes sociais: 5 perfis para seguir
Doutorando do IMPA tem canal premiado em competição
Luna Lomonaco é a 1ª mulher a ganhar Prêmio UMALCA

No vídeo de divulgação da campanha, cientistas de diferentes áreas relatam as condutas baseadas em evidências científicas que têm tomado durante a pandemia. “Eu confio na Ciência. Portanto, para evitar a transmissão da Covid-19, eu não compartilho o meu chimarrão com mais ninguém”, contou a bioquímica Daiana Ávila. O uso da máscara em qualquer tipo ambiente externo também foi ressaltado pelos pesquisadores.

Todos estão convidados a declarar sua confiança na ciência e aderir ao movimento. Para participar, basta compartilhar um vídeo ou um texto com a hashtag #EuConfioNaCiência nas redes sociais. O material para divulgação está disponível para download neste link. Participe!

Leia também: Matemático Martin Hairer recebe ‘Oscar da Ciência’
Por que quarta-feira? Viana explica na Folha de S. Paulo