Navegar

13/06/2017

Conheça a Seleção Brasileira que vai para a IMO

[two_thirds]

Seis estudantes escolhidos pelo IMPA e a SBM para representar o país na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO) foram apresentados nesta terça-feira (13) no anúncio oficial do Biênio da Matemática

 

João César Campos Vargas

João César Campos Vargas, 19 anos, coleciona medalhas desde que, meninote ainda, participou de sua primeira Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) como aluno de escola pública da pequena Passa Tempo (MG). Heptacampeão na competição, conquistou ouro também nas duas últimas edições da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e garantiu uma medalha de bronze (2015) e uma de prata (2016) para o Brasil. João César quer seguir carreira em Matemática e, este ano, foi selecionado para ir para a Universidade de Princeton, nos Estados Unidos. Ele sonha com o ouro no Rio, mas não se diz ansioso com isso: “Essa suposta pressão geralmente se reverte em apoio. Somos muito capacitados, mas competições como a IMO premiam também quem pensa nas resoluções de forma diferente da usual.”

Pedro Henrique Sacramento de Oliveira

A emoção de ser premiado na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), o paulista Pedro Henrique Sacramento de Oliveira, 17 anos, conhece muito bem. Vivenciou a experiência nos últimos dois anos, quando trouxe para o Brasil medalhas de prata. O caminho trilhado até o topo das competições de Matemática foi construído com muita dedicação e resultou em mais de 50 prêmios em torneios de conhecimento. Em 2016, além de ter integrado a equipe que garantiu ao Brasil a melhor colocação histórica na IMO – 15ª no ranking geral –, o estudante foi o primeiro lugar geral na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) 2016. Pedro deseja estudar Matemática e Informática na graduação. Sobre a IMO, diz que não ter o ouro como meta. “Prefiro continuar melhorando em vez de ter um objetivo fixo. Se colocasse isso como meu objetivo e conseguisse, acabaria qualquer motivação para a Matemática. Prefiro me desafiar.”

George Lucas Diniz Alencar

Pelo segundo ano consecutivo, o cearense George Lucas Diniz Alencar, 18 anos, vai encarar o desafio de encontrar soluções para problemas matemáticos de alto nível em uma prova da IMO. Na última edição da maior competição estudantil da área, em Hong Kong, ele ganhou um bronze. O ano de 2016 foi de muitas vitórias para o estudante. Além do ótimo desempenho na IMO, conseguiu a segunda nota em todo o país no nível 3 (alunos do Ensino Médio) da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Garantiu ainda uma medalha de prata na 31ª Olimpíada Ibero-americana de Matemática (OIM), no Chile, quando o Brasil disputou com 22 países e ficou em primeiro lugar na pontuação geral.

Sobre o desafio de julho de 2017, diz: “Quero participar de mais uma IMO para dar o meu melhor de novo.”

André Yuji Hisatsuga

Estreante na mais disputada competição internacional de Matemática, o paulistano André Yuji Hisatsuga, 17 anos, dizia, na fase de treinamentos para IMO, que integrar o time brasileiro já seria uma grande realização. Sonho alcançado, agora mira em uma medalha para o Brasil. Desde que passou a se dedicar aos torneios na área, André acumula prêmios. André há quatro anos é medalhista de ouro da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), no nível 3 (Ensino Médio). Em competições internacionais, ganhou medalha de prata na Olimpíada de Matemática do Cone Sul (2015) e ouro na Olimpíada de Matemática dos Países da Comunidade de Língua Portuguesa (2014). Para ele, “Olimpíadas são ambientes que inspiram o estudante”.

Bruno Brasil Meinhart

Após três anos consecutivos de medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) – ouro (2014), bronze (2015) e prata (2016) –, o cearense Bruno Brasil Meinhart, 16 anos, vai integrar a equipe olímpica do Brasil na IMO. Experiência em outras competições internacionais de Matemática ele já tem, com resultados muito positivos. Em 2016, ganhou medalha de bronze na Olimpíada Rioplatense de Matemática e, em 2015, alcançou o 5º lugar geral na Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, em Cabo Verde. Bruno estreou em olimpíadas do conhecimento na 5ªsérie. É um aficionado por Ciências da Computação e diz que os conhecimentos adquiridos nos torneios em Matemática serão essenciais para o bom desempenho na área. 

Davi Cavalcanti Sena

O pernambucano Davi Cavalcanti Sena, 16 anos, estreou nas competições de Matemática em 2012. Fez a prova da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), despretensiosamente, sem estudar, e conseguiu uma menção honrosa. A partir de então, não parou mais de competir. Por três anos consecutivos, foi medalhista da OBM, com um ouro (2014), uma prata (2016) e um bronze (2015). Em 2013, o aluno de escola particular de Caruaru, no agreste pernambucano, ganhou uma medalha de bronze na Olimpíada Internacional de Matemática de Mayo e repetiu o feito em 2015. No ano passado, conquistou um bronze na Olimpíada Iraniana de Geometria Avançada e, este ano, trouxe um ouro na Olimpíada de Matemática da Ásia e Pacífico. Davi se vê desafiado pela criatividade das provas aplicadas nos torneios.

[/two_thirds]
[clear]