Navegar

27/07/2020

Confira o time que vai representar o Brasil na IMO 2020

A equipe brasileira que vai participar da 61ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, na sigla em inglês) foi anunciada nesta segunda-feira (27). Bernardo Peruzzo Trevizan, de São Paulo (SP); Guilherme Zeus Dantas e Moura, de Maricá (RJ); Pablo Andrade Carvalho Barros, de Teresina (PI); Francisco Moreira Machado Neto, Gabriel Ribeiro Paiva e Pedro Gomes Cabral, de Fortaleza (CE), formam o time que vai representar o país na maior competição científica do mundo para estudantes do Ensino Médio. 

Os jovens selecionados são medalhistas da 41ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e acumulam experiência em competições nacionais e internacionais. Para participar da Olimpíada Internacional de Matemática, o grupo passou por três testes seletivos, além de intenso treinamento. A equipe será liderada pelos professores Carlos Gustavo T. de A. Moreira, o Gugu, e Matheus Secco, ambos do Rio de Janeiro (RJ), na disputa que terá a participação de jovens de mais de 100 países. 

Leia mais: Brasileiras participam do Women in Algebraic Geometry
Ciência de dados é tema de webinar na quarta-feira (29)
Figueiredo publica no Journal of Computational Physics

“A equipe brasileira, na qual depositamos grandes esperanças, foi escolhida a partir de um processo de seleção muito disputado. Esperamos que se divirtam com a prova, mesmo nessa situação excepcional, e ganhem várias medalhas”, destaca Gugu. 

Inicialmente prevista para acontecer em julho, em São Petersburgo, na Rússia, a IMO precisou ser adaptada para o formato online por conta da pandemia do novo coronavírus. A competição acontecerá entre 19 e 28 de setembro, com realização das provas nos dias 21 e 22, em centros de aplicação de cada país previamente aprovados pelo conselho consultivo da IMO. 

A organização também vai formar grupos de fiscais internacionais, que terão a missão de acompanhar a aplicação das provas e garantir que condições e procedimentos adotados mantenham o mesmo padrão de uma edição presencial. Ao final da competição, as medalhas e certificados serão enviados aos líderes dos países participantes pelos correios.

Realizada desde 1959, a IMO é destinada a estudantes do Ensino Médio com idades entre 14 e 19 anos e que não tenham ingressado na universidade. Cada time é composto por uma equipe de até seis estudantes. O Brasil é o país latino-americano com maior número de medalhas na competição, totalizando em 136 até agora. No ano passado, a equipe brasileira conquistou seis medalhas, sendo duas de prata e quatro de bronze.

Leia também: Na Folha, Viana fala dos paradoxos da matemática
Com dez equipes, Brasil compete na IMC 2020