Navegar

04/10/2022

Com mais de 14 mil visitantes, Festival é destaque na imprensa

A segunda edição do Festival Nacional da Matemática reuniu mais de 14 mil participantes, entre quinta-feira (29) e sábado (1º), na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, e foi destaque em diversos veículos, como Band, TV Brasil e Agência Brasil. 

No “Jornal da Noite”, da Band TV, a repórter Mariana Procópio mostrou o público reunido nas oficinas, conversou com estudantes e enfatizou como as atividades lúdicas também são importantes no aprendizado.

O diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, foi ouvido na reportagem. “O peso da matemática e a importância só está crescendo. No presente, a matemática já é necessária, no futuro ela vai ser absolutamente indispensável”, afirmou Viana. A reportagem sobre o Festival também foi ao ar no “Jornal do Rio” da mesma emissora. 

Uma das matérias veiculadas pela TV Brasil mostrou ao vivo o primeiro dia do evento na Marina da Glória. A repórter Priscila Thereso mostrou os estudantes se divertindo nas oficinas de xadrez com peças gigantes e explicou ainda como funcionavam as bicicletas com “rodas quadradas”.

“A matemática explica que a curvatura do piso encaixa nos vértices do quadrado e a bicicleta pode se mover. O evento tem diversas oficinas que mostram que dá para aprender brincando e o quanto essa ciência é importante no nosso dia a dia. O objetivo do Festival é popularizar essa ciência”, informou Priscila no primeiro dia do evento.

Já no sábado (30), a Agência Brasil publicou uma matéria sobre o festival e abordou  o programa “Meninas Olímpicas do IMPA”. Letícia Rangel, coordenadora do projeto, destacou na reportagem a importância da iniciativa e lembrou que as meninas que desejam seguir nas áreas de exatas “precisam vencer estereótipos para que possam fazer suas escolhas”.

Leia Mais: Com palestras variadas, evento empolga estudantes
‘Meninas Olímpicas do IMPA’ elogiam programa
Futuras cientistas expande atuação no Brasil em 2023

O estande da OBMEP presente no Festival também foi citado na reportagem. A coordenadora de Logística da Olimpíada, Erika Sholl, avaliou que o festival foi um incentivo fantástico para as competições. “As oficinas contribuem para isso”, disse.

Os portais UOL e R7; a Veja Rio; as rádios Tupi, Roquette-Pinto, Nova Brasil e EBC; e a MultiRio (Empresa de Multimeios vinculada à Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro) também reservaram espaço para o Festival. Na semana que antecedeu o evento, os jornais O Globo e Extra já haviam divulgado o evento.  

Sucesso do Festival

A segunda edição do Festival Nacional da Matemática ocorreu durante três dias na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. O primeiro dia do festival foi destinado exclusivamente a escolas. Ao todo, 179 unidades públicas e privadas se inscreveram nas atividades que atraíram mais de oito mil pessoas nos dois primeiros dias. No sábado, o festival abriu as portas para o público geral e 5,5 mil participantes marcaram presença no evento. 

Para o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, os dias de imersão na matemática foram um sucesso. “A segunda edição do Festival cumpriu sua promessa: trazer a matemática para todos, de forma lúdica e prazerosa, conforme comprovaram os milhares de visitantes de todas as idades nos três dias do evento”, disse Viana.

Leia também: Festival mostra que matemática pode ser divertida e inovadora