Navegar

23/07/2020

Ciência de dados é tema de webinar na quarta-feira (29)

Com o salto de tecnologia das últimas décadas, a humanidade passou a produzir uma quantidade de dados que excede a capacidade de processamento dos seres humanos.  Para coletar e organizar todas estas informações, temos a ciência de dados, que está presente em uma série de atividades no nosso dia a dia. Ainda  que ela seja essencial para entender o mundo de hoje, a disciplina permanece praticamente ausente das salas de aula. 

Como preparar uma nova geração para o universo do Big Data e levar exemplos atuais para as aulas de matemática? Estes são os temas do webinar “Ciência de dados: o futuro é agora!”, que acontece nesta quarta-feira (29), às 17h, na página do Facebook do Programa Mentalidades Matemáticas. Apoiado pelo IMPA, o encontro integra a série de webinários “E a matemática com isso?”, iniciativa do Instituto Sidarta em parceria com o Itaú Social.

Leia mais: Figueiredo publica no Journal of Computational Physics
Brasil estreia com seis medalhas em competição virtual
Na Folha, Viana fala dos paradoxos da matemática

O webinar terá a participação de Hallison Paz, doutorando do Laboratório de Visão Computacional e Computação Gráfica (Visgraf) do IMPA e co-criador do canal do YouTube Programação Dinâmica; André Carvalho, professor e vice-diretor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP (ICMC-USP), e Maitê Salinas, professora do Colégio Sidarta e formadora do Mentalidades Matemáticas. O jornalista e diretor da consultoria de inteligência de dados Lagom Data, Marcelo Soares, vai mediar a conversa. 

Entender como os dados são usados nos ajuda a ter mais consciência do mundo e a não cair em armadilhas em espaços digitais, como as redes sociais, acredita Hallison Paz. Para o co-criador do Programação Dinâmica, é importante despertar o interesse das pessoas pela matemática e debater temas como saúde, ética, preconceito e privacidade junto com algoritmos, dados e gráficos.

André Carvalho, do ICMC-USP, vai apresentar os principais conceitos da disciplina: estruturas de dados e programação; inteligência artificial; organização; armazenamento e gerenciamento de dados; modelagens matemáticas e estatísticas. Reconhecendo a atualidade da ciência de dados, o ICMC-USP passará a oferecer um curso de graduação sobre o tema a partir de 2021. Interdisciplinar, o programa vai usar a computação e a matemática para analisar e simular situações, econômica, sanitária ou de outras naturezas.

A professora Maitê Salinas vai debater como introduzir Probabilidade e Estatística, conteúdos recentemente incluídos nos anos iniciais do Ensino Fundamental pela BNCC (Base Nacional Curricular Comum), na rotina dos alunos mais novos. Ela apresentará práticas que desenvolvem um olhar amplo para a análise de resultados e uma atividade sobre organização de dados desenvolvida virtualmente com os alunos durante a pandemia.

Os espectadores que preencherem o formulário disponibilizado em um link no Facebook poderão ter acesso a um certificado e ao material com os conteúdos abordados. O webinar “Ciência de dados: o futuro é agora!” é nesta quarta-feira (29), às 17h, na página do Facebook do Programa Mentalidades Matemáticas

Leia também: Jamerson Douglas Bezerra defende tese sobre fractais
Brasileira vence pela quarta vez desafio da Apple